Categoria: Ciências Artigos |
Desmistificando o Aquecimento Global |
Versão: PDF Atualização: 21/2/2014 |
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.
O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.
Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.
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Categoria: Ciências Artigos |
De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;
O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.
Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.
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579 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr |
Categoria: Ciências Artigos |
Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília
A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.
Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.
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1128 0 bytes IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Considerações sobre o aquecimento global antropogênico |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MOLION, Luiz Carlos Baldicero
Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 e 4,5°C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros. Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico. Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.
Palavras chave: Variabilidade climática. ODP. Modelos Climáticos
Artigo sugerido pela professora Maria Lucia Lopes
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669 0 bytes UFAL |
Categoria: Ciências Artigos |
Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didáti |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
REGIS, Ana Carla Dias; BELLO, Maria Elvira do Rêgo Barros.
O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de tentar ir além de alguns limites impostos pela didática convencional, com a qual a maioria das escolas está acostumada a trabalhar. Por meio de uma intervenção didática, norteada por uma abordagem CTS, buscou-se envolver, tanto o conhecimento científico, quanto o conhecimento popular com o qual o aluno tem contato em seu cotidiano, e com isso promover a contextualização do estudado em sala e do vivido diariamente pela classe, além de desenvolver habilidades, como pensamento crítico e tomada de decisão, e conscientizá-los dos problemas ambientais que vêm ocorrendo, principalmente os ligados aos poluentes atmosféricos. Para isso, questionários com questões subjetivas foram aplicados, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e a evolução desse conhecimento ao longo da intervenção. Uma oficina foi realizada ao final do trabalho e permitiu avaliar a melhora dos alunos envolvidos no estudo. Para a análise das respostas dos alunos utilizou-se uma metodologia empregada para classificar as respostas em categorias. Os resultados alcançados indicaram que a abordagem adotada pode ser considerada uma boa opção para desenvolver habilidades nos alunos, despertar uma consciência ambiental e ainda, facilitar o aprendizado na disciplina química.
Palavras-chave: Poluentes atmosféricos; abordagem CTS; tomada de decisão.
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1262 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 95 |
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