Categoria: Ciências Artigos |
La Formación del Profesorado en un Contexto Constructivista  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PORLÁN, Rafael El cambio del profesorado es una de las variables determinantes del cambio escolar. Dicho cambio ha de ser el resultado de actuaciones tanto en factores externos y contextuales (características del puesto de trabajo, condiciones laborales, organizativas y administrativas, etc.), como en factores internos relacionados con su conocimiento profesional. Es más, ambos tipos de cambios son interdependientes y se influyen y refuerzan mutuamente. Es decir, no habrá cambio generalizado del profesorado si no cambian sus condiciones de trabajo e, igualmente, el cambio de dichas condiciones no garantiza, por sí sólo, una evolución innovadora en las prácticas profesionales. Teniendo esto presente, la línea de investigación de nuestro grupo, y particularmente este proyecto, tiene como finalidad general promover un conocimiento más riguroso acerca del conocimiento profesional de los profesores, y de los modelos formativos que favorecen su evolución.
Palabras-clave: Formación de Profesores de Ciencias. Conocimiento Profesional. Contexto Constructivista.
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1128 0 bytes IENCI– V7(3), pp. 271-281, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID93/v7_n3_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Leishmaniose tegumentar americana: histórico, epidemiologia e perspectivas de controle  |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BASANO, Sergio de Almeida; CAMARGO, Luís Marcelo Aranha.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos (Ordem Diptera ; Família Psychodidae; Sub-Família Phlebotominae).No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos. Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram 523.975 casos autóctones, a sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Neste estudo, são discutidos aspectos relacionados ao tratamento e ao controle dessa doença, assim como também as dificuldades para a implementação dessas medidas. São apontadas alternativas que passam pela estruturação dos serviços de saúde, com respeito ao diagnóstico, no desenvolvimento de drogas de aplicação tópica ou por via oral, no desenvolvimento de vacinas, no controle diferenciado de vetores e no aprofundamento de estudos relacionados à biologia celular do parasita.
Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar americana. Epidemiologia. Controle. Brasil.
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577 0 bytes Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7, No 3, 2004 |
Categoria: Ciências Artigos |
Leishmaniose Visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GONTIJO, Célia Maria Ferreira; MELO, Maria Norma.
No Brasil, a importância da leishmaniose visceral reside não somente na sua alta incidência e ampla distribuição, mas também na possibilidade de assumir formas graves e letais quando associada ao quadro de má nutrição e infecções concomitantes. A crescente urbanização da doença ocorrida nos últimos 20 anos coloca em pauta a discussão das estratégias de controle empregadas. Neste artigo foram analisados os principais aspectos biológicos, ambientais e sociais que influenciaram no processo de expansão e urbanização dos focos da doença. Os métodos disponíveis para o diagnóstico e tratamento não apresentam a eficácia e plicabilidade desejadas, embora avanços promissores tenham sido alcançados com as pesquisas de novos testes diagnósticos e drogas terapêuticas. As medidas de controle da doença até agora implementadas foram incapazes de eliminar a transmissão e impedir a ocorrência de novas epidemias. É feita uma breve análise destas medidas e dos desafios a serem enfrentados. A prevenção da doença nos cães através da imunoprofilaxia aparece como uma alternativa para o controle. Uma nova vacina para cães, já testada em campo, está sendo industrializada e será comercializada no Brasil a partir de 2004. Apesar da existência de inúmeros estudos sobre a leishmaniose visceral humana e canina, muitas lacunas ainda precisam ser preenchidas.
Palavras-chave: Leishmaniose visceral no Brasil. Profilaxia. Programa de controle. Desafios e perspectivas.
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506 0 bytes Rev. Bras. Epidemiol.Vol. 7, No 3, 2004 |
Categoria: Ciências Artigos |
Líquido Amniótico como fonte de células-tronco mesenquimais  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JANZ, Felipe de Lara; ROMÃO, Carolina Martinez; BYDLOWSKI, Sérgio Paulo.
Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a infl uência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais. As células-tronco mesenquimais, por sua vez, formam um grupo heterogêneo de células adultas multipotentes, capazes de originar tecidos mesenquimais: ósseo, adiposo e cartilaginoso, sendo encontradas tanto em tecidos fetais quanto em adultos. O líquido amniótico humano, um fl uido complexo e dinâmico que envolve o feto durante a gestação, contém uma variedade de células esfoliadas do embrião em sua composição. Procedimentos bem estabelecidos de isolamento, crescimento e expansão das células do líquido amniótico podem proporcionar uma fonte alternativa de células-tronco mesenquimais com diversas aplicações biomédicas.
Palavras-Chaves: Células-tronco mesenquimais. Líquido amniótico. Terapia celular.
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1168 0 bytes Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.15, n. |
Categoria: Ciências Artigos |
Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.
Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.
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1193 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHEREML, Jorge J.; KAMMERS, Marcelo; GHIZONI JUNIOR, Ivo R.; MARTINS, Anderson
O atropelamento de animais em estradas é um fator de grande impacto sobre a fauna, podendo ser uma das principais causas de mortalidade, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. No Estado de Santa Catarina, sul do Brasil, não há estudos sobre este tema. Em função disto, neste estudo são apresentados registros de mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado entre agosto/2000 e novembro/2005. No total, registraram-se 257 indivíduos de 20 espécies principalmente para a BR 116, BR 282 e BR 470. Cerdocyon thous foi o mamífero mais comumente encontrado (n=82; 31,9%), seguido por Didelphis albiventris (n=44; 17,1%), Procyon cancrivorus (n=21; 8,2%), Conepatus chinga (n=19; 7,4%), Dasypus novemcinctus (n=14; 5,4%), Tamandua tetradactyla (n=14; 5,4%) e Sphiggurus villosus (n=13; 5,1%). Quanto às espécies ameaçadas de extinção, registraram-se Leopardus tigrinus (n=5; 1,9%), L. wiedii (n=1; 0,4%) e um exemplar não-identificado de Leopardus. Este número alto de mamíferos mortos por atropelamento em rodovias no Estado evidencia a necessidade de estudos mais específicos sobre o tema e sobre a implantação de estruturas, como túneis e cercas direcionadoras, para a travessia de animais. Palavras-chave: Mastofauna. Atropelamento. Mortalidade.[img]
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641 0 bytes UFSC http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/pdf/volume203/p81a96.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das c  |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
ACEVEDO, J. A.; Vázquez, A.; Paixão, M. F.; Acevedo, P.; Oliva J. M.; Manassero, M. A.
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros fatores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Didática das Ciências. Ensino das ciências. Prática docente. Decisões tecnocientíficas.
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417 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005 |
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