Categoria: Ciências Artigos |
Estratégias Lúdicas no Ensino de Ciências  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KNECHTEL, Carla Milene; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa
As transformações culturais e os paradigmas que a sociedade moderna vem passando levam a mudanças na forma do homem entender a agir cientificamente no mundo. Situar a ciência e o seu ensino neste mundo em transformação são fundamentais ao desenvolvimento pessoal e social. Muitos trabalhos enfatizam a necessidade de inovações no ensino de Ciências porém o que se observa ainda é a utilização de métodos rotineiros e mecânicos, onde as novas propostas de ensino pouco repercutem em sala de aula. Diante deste quadro preocupante, o presente estudo usa o lúdico como uma importante ferramenta metodológica para tornar o ensino de Ciências mais atraente e prazeroso. Para tanto, foram desenvolvidas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos estruturantes de 5a série do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes curriculares do Estado do Paraná. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o lúdico, sua importância no processo de ensino aprendizagem e o conhecimento das etapas do desenvolvimento da criança. Na sequência, houve a adaptação de conteúdos estruturantes a diferentes tipos de atividades lúdicas organizadas em uma unidade didática. A unidade didática foi analisada por professores, participantes do grupo de trabalho em rede, de forma a possibilitar ampla discussão do trabalho. De acordo com os comentários realizados podemos concluir que entendem o lúdico como uma metodologia diferenciada e motivadora que promove uma aprendizagem significativa de forma prazerosa para os alunos. Num segundo momento, as atividades lúdicas foram aplicadas em sala de aula. Na análise dos resultados foi percebido que os jogos ajudaram a criar um clima de entusiasmo sobre os conteúdos abordados, de forma motivadora e integradora. Conclui-se desta forma, que as atividades lúdicas propostas foram ferramentas metodológicas importantes na aquisição dos conhecimentos científicos, soma-se as atitudes sociais de respeito ao colega, das regras do jogo, de cooperação, e iniciativa pessoal.
Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ferramenta Metodológica. Aprendizagem.
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4449 0 bytes SEED |
Categoria: Ciências Artigos |
A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: ateoria histórico-cultural do desenvolv  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SCHROEDER,Edson; FERRARI, Nadir e PEDROSA, MAESTRELLI Sylvia Regina Pedrosa
O objetivo da investigação foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes da sétima série e sua professora de Ciências. Com o olhar voltado para a ZDP dos estudantes, relacionaram-se três parâmetros para compreender, na dinâmica das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados pela professora, as interações discursivas e os amplificadores culturais utilizados. O pensamento histórico-cultural de Vygotsky foi aporte teórico utilizado para as reflexões, entendendo que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica definida para se estudar os mecanismos associados à aprendizagem e os movimentos de construção conceitual sob supervisão docente. Os resultados mostram que muitos estudantes conseguiram estabelecer uma unidade entre a linguagem, pensamento e ação, possibilitando a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores.
Palavras-chave: Construção de conceitos científicos. Ensino de ciências. Ensino sobre sexualidade humana. Análise microgenética. Vygotsky.
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2249 0 bytes Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnol |
Categoria: Ciências Artigos |
Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação.  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio
A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.
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574 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001 |
Categoria: Ciências Artigos |
Urbanização e ecologia do dengue  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TAUIL, Pedro Luiz
As mudanças demográficas ocorridas nos países subdesenvolvidos, a partir dos anos 60, geradas por intenso fluxo migratório rural-urbano, resultaram em crescimento desordenado das cidades, nas quais se destacam a carência de facilidades – em particular, de habitação e saneamento básico. Cerca de 20% da população das grandes e médias cidades estão vivendo em favelas, cortiços ou em áreas de invasão. Pela falta de abastecimento de água, há necessidade de armazená-la precariamente, tal como pela ausência de destino adequado do lixo ocorre a proliferação de criadouros potenciais do Aedes aegypti, principal mosquito vetor da dengue, ou seja, depósitos improvisados para água potável e recipientes em que a água é acumulada, constituídos principalmente por latas, plásticos e garrafas usadas. A indústria moderna, por outro lado, privilegia a produção de material descartável. O vírus do dengue tem sua propagação facilitada pela intensidade e freqüência dos meios de transporte, os quais favorecem também a disseminação dos vetores da doença. Estes são alguns dos fatores que tentam explicar o ressurgimento do dengue, a mais importante arbovirose no mundo atualmente e que acomete milhares de pessoas todos os anos.
Palavras-chave: Dengue. Ecologia de vetores. Urbanização. Aedes aegypti. Surtos de doenças.
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601 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(Suplemento) |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto.
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Mudança Conceitual, Ensino de Ciências
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487 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Ciências Artigos |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.
Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitálo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos.
Palavras-chave: Atomística. Obstáculos epistemológicos. Bachelard. Aprendizagem.
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1381 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 96-109. |
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