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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fotografando estrelas com uma câmera digital Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLIL, Francisco.

Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configuracões da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Câmera digital.

Downloads 220  220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fotossíntese um tema para o ensino de ciências? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.

Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua
formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de
ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos,
cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do
conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de
energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.

Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.

Downloads 292  292  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AULER, Milton Antonio Auth2 Décio; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de; MALDANER, Otavio Aloisio

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

Palavras-chave: Conhecimento Cotidiano e Científico, Gênese do Conhecimento, Educação em Ciências.

Downloads 728  728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio - Vol. 10 - nº2 - dezembro de 2008  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Galileu e a defesa da cosmologia copernicana: a sua visão do Universo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENEREIRO, Júlio César.

No presente trabalho estudamos o desencontro do argumento de Galileo Galilei relativo à rotação da Terra, contida na obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Apresentamos algumas descobertas astronômicas realizadas por Galileo e suas consequências para com a ordenação do universo. Uma discussão sobre o método científico intuído por ele é apresentada, cuja intenção é a de encorajar todos a pensar sobre como a observação do cosmos feita por Galileo nos forçou a reconsiderar nossa compreensão do mundo. Em adição, gostaríamos de ajudar a responder algumas questões básicas em física e astronomia.

Palavras-chave: Teoria copernicana. Galileo Galilei. História da Ciência.

Downloads 1836  1836  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 173-198, abr  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Gonorréia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.

Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.

Downloads 1799  1799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Há 100 anos, a descoberta do Treponema pallidum Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SOUZA, Elemir Macedo de.

A descoberta do Treponema pallidum por Schaudinn & Hoffmann em 3 de março de 1905 foi influenciada pela comunicação de Siegel, sobre a descoberta do agente etiológico da sífilis. Encarada com ceticismo, a comunicação acarretou novas investigações, conduzidas pelo zoologista Schaudinn e pelo dermatologista Hoffmann -primeiros observadores do agente da sífilis, denominado Spirochaeta pallida. A descoberta foi o passo inicial para o desenvolvimento dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos nos anos subseqüentes.

Palavras-chave: História da Medicina. Sífilis. Treponema pallidum.

Downloads 296  296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma An Bras Dermatol. 2005;80(5):547-8.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Há aumento de dst no carnaval? série temporal de diagnósticos em uma clínica de dst Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PASSOSL, Mauro Romero Leal Passos et al.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causas frequentes de procura por serviços de saúde. As campanhas de mídia sobre DST/Aids apoiam-se na hipótese de que há maior exposição às práticas de risco para DST na época do Carnaval. Nosso objetivo é estudar a distribuição temporal dos atendimentos de primeira vez em uma clínica de DST no período de janeiro de 1993 a dezembro de 2005, visando verificar se há um aumento sazonal após o Carnaval. Selecionamos 2.646 prontuários com diagnóstico de gonorreia, sífilis e tricomoníase de pacientes que procuraram o Setor de DST da Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Na análise estatística, utilizamos observação da média padronizada do número de atendimentos para os 13 anos, mês a mês, ano a ano, observação da série suavizada pelo método Lowess e pelo método determinístico da média móvel. Os meses de julho e agosto concentraram o maior número de diagnósticos de gonorreia e sífilis e os de junho e julho, os de tricomoníase. A gonorreia apresentou um valor máximo em maio, tendendo a se reduzir até agosto. Com relação à sífilis, observou-se um número de diagnósticos constantes entre maio e agosto, havendo menor número em janeiro e fevereiro com pico em novembro. O comportamento sazonal para a tricomoníase exibiu um máximo de diagnóstico em julho com tendência consistente de redução até o mês de dezembro, e elevação a partir de janeiro. Conclusão: O Carnaval não influencia no aumento da ocorrência de gonorréia, sífilis e tricomoníase em pacientes atendidos em uma clínica de DST em Niterói, Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Doenças sexualmente transmissíveis. Epidemiologia. Sífilis. Gonorreia. Vaginite por trichomonas.

Downloads 254  254  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Assoc Med Bras 2010; 56(4): 420-7  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice

Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.

Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.

Downloads 949  949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Impressôes de Estudantes Universitários sobre a Presença das Mulheres na Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza; COSTA, Paola Zarrella da

O objetivo deste trabalho é analisar a presença das mulheres nas ciências naturais nos aspectos histórico, social e epistemológico e tem como objetivo esclarecer as formas como esta presença ocorre. É feita uma análise de uma pesquisa realizada com estudantes universitários de um curso de licenciatura em física sobre a relação entre as mulheres e a ciência. São analisadas, também, as estratégias e práticas pedagógicas de educação científica que melhor se adaptem ao perfil feminino para permitir que professores de ciências naturais atuem como agentes de mudanças de modo a atrair mais mulheres para este campo de conhecimento.

Palavras-chave: História da Ciência. Mulher. Física. Sexismo.

Downloads 723  723  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio - Vol.10 - nº2 - dezembro de 2008  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o processo de construção da cooperação interdisciplinar entre alunos de cursos de licenciatura em áreas distintas da Ciência, no contexto de uma experiência didática na qual são integradas as disciplinas Prática de Ensino em Física e Prática de Ensino em Biologia. O estabelecimento do diálogo entre futuros professores com especialidades diferentes passa pela negociação dos pressupostos ligados aos saberes de referência de cada disciplina (delimitação do objeto de estudo, metodologia intrínseca, linguagem, etc.) e sofre também a influência de fatores subjetivos como as expectativas de cada área com relação à outra. A partir destes elementos, que fazem parte da visão de mundo de cada especialista, discutiremos o surgimento de obstáculos epistemológicos à efetiva integração e à construção de uma disponibilidade destes futuros professores para o trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciên  Site http://teste
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