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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Um poema para Galileu Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
GEDEÃO, Antônio

Este poema foi escrito por Rômulo de Carvalho (como poeta adotou o pseudônimo de Antonio Gedeão), que faleceu em 1997, aos 91 anos. A Gazeta de Física de Portugal prestou-lhe recentemente homenagem com uma bela exposição de sua obra. FnE apresenta, com muito orgulho, uma pequena mostra de seu trabalho poético.

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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Afinal, para que serve o rato? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BLAUTH, Patrícia R.

Essa curiosa pergunta me foi feita por um aluno da 5ª série em uma aula de ciências. Questões semelhantes – ‘Borboletas têm utilidade?”, “Pra que existe barata?”, “Baleia é tão importante?” – me revelam a maneira como a maioria das crianças das minhas classes via os animais.

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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Terapia Gênica, Doping Genético e Esporte: Fundamentação e Implicações para o Futuro Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ARTIOLI, Guilherme Giannini; HIRATTA, Rosário Dominguez Crespo; LANCHA JUNIOR, Antonio Herbert

A busca pelo desempenho ótimo tem sido uma constante no esporte de alto rendimento. Para tanto, muitos atletas acabam utilizando drogas e métodos ilícitos, os quais podem ter importantes efeitos adversos. A terapia gênica é uma modalidade terapêutica bastante recente na medicina, cujos resultados têm, até o momento, indicado sua eficácia no tratamento de diversas doenças graves. O princípio da terapia gênica consiste na transferência vetorial de materiais genéticos para células-alvo, com o objetivo de suprir os produtos de um gene estruturalmente anormal no genoma do paciente. Recentemente, o potencial para uso indevido da terapia gênica entre atletas tem despertado a atenção de cientistas e de órgãos reguladores de esporte. A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo por atletas saudáveis, método proibido em 2003, foi denominado de doping genético. Os genes candidatos mais importantes para doping genético são os que codificam para GH, IGF-1, bloqueadores da miostatina, VEGF, endorfinas e encefalinas, eritropoetina, leptina e PPAR-d. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. Assim, os métodos atuais de detecção de doping não são sensíveis a esse tipo de manipulação, o que poderia estimular seu uso indevido entre atletas. Além disso, a terapia gênica ainda apresenta problemas conhecidos de aplicação, como resposta inflamatória e falta de controle da ativação do gene. Em pessoas saudáveis, é provável que tais problemas sejam ainda mais importantes, já que haveria excesso do produto do gene transferido. Há também outros riscos ainda não conhecidos, específicos para cada tipo de gene. Em vista disso, debates sobre o doping genético devem ser iniciados no meio acadêmico e esportivo, para que sejam estudadas medidas de prevenção, controle e detecção do doping genético, evitando assim futuros problemas de uso indevido dessa promissora modalidade terapêutica.

Palavras-chave: Terapia Gênica. Doping Genético. Esporte.

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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Papel do Atleta na Sociedade e o Controle de Dopagem no Esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AQUINO NETO, Francisco Radler de

A prática do doping e seu controle são abordados numa perspectiva histórica. As razões para sua prática pelos atletas e a responsabilidade da sociedade sobre esse comportamento são avaliadas. Em seguida, informações sobre a sofisticação atual das práticas de dopagem e a consequente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do seu controle no país, com metodologia do Comitê Olímpico Internacional, é apresentada, bem como a sua complexidade e os custos envolvidos. Esse panorama da situação do controle do doping no Brasil pretende situar os profissionais da medicina desportiva e do desporto em geral nesse segmento importantíssimo para a preservação da integridade física e mental de nossos atletas.

Palavras-chave: Controle de Dopagem. Doping. Jogos Olímpicos. Estimulantes. Anabolizantes. Diuréticos. Narcóticos. Analgésicos. Hormônios Peptídicos. Betabloqueadores. Drogas Sociais.

Downloads 554  554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922001000400005&lng=pt&nrm=is
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Visualizando Ondas Eletromagnéticas Estacionárias (um experimento na cozinha de casa) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; OTA, Maria Inês Nobre; BASSO, Rodrigo Leonardo de Oliveira; ALMEIDA, Chrystie Jacob

Inserido numa proposta para o ensino médio de Física, aplicado à tecnologia contemporânea, este trabalho propõe um experimento caseiro para visualizar ondas eletromagnéticas estacionárias que se formam no interior da cavidade de um forno microondas. A ideia central é partir da motivação inicial dada por este experimento, quando se está estudando, por exemplo, o tópico “ondas”, na disciplina de Física, a fim de compreender-se o funcionamento deste eletrodoméstico caseiro que faz parte do cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Experimento caseiro. Ensino de Física. Ondas estacionárias. Microondas.

Downloads 1513  1513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10002
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Um Olhar Sobre a Questão da Formação do Professor de Ciências-Condição Para a Prática Docente Eficaz Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PICELLI, Zoraya Lúcia da Silva Dalossi

A complexidade do contexto em que se dá a educação e as múltiplas variáveis que nela interferem não podem ser desprezadas. Porém não se pode ignorar a nfluência significativa da prática do professor nesse processo. Da mesma forma é essencial considerar o perfil do professor como resultado de experiências vivenciadas ao longo de sua vida acadêmica, que inclui os cursos de formação docente, sejam eles de caráter inicial ou complementar, os chamados cursos de formação continuada, que também têm sido alvo frequente de críticas tanto por parte daqueles diretamente envolvidos, os professores, como por parte daqueles que investigam os problemas educacionais, os pesquisadores. Assim os resultados do processo ensino/aprendizagem que têm sido alcançados ao longo dos últimos anos, apontam que algo não está bem nas salas de aula. O objetivo do presente texto é analisar a formação docente considerada como um dos fatores determinantes na obtenção desses resultados. Faz algumas reflexões, também, de acordo com as leituras feitas para a construção deste (Alarcão, (2007); Carvalho e Gil-Pérez, 2001; Imbernón, 2006; Lorencini Júnior, 2000; Mizukami, 2002) e outros, sobre as possibilidades de reformulações tanto da formação inicial quanto da continuada. Aborda-se, portanto ao longo do texto, principalmente as características presentes na estrutura dos cursos de formação inicial e continuada, assim como as perspectivas para a reestruturação dos mesmos, como condição necessária para mudanças efetivas na prática em sala de aula e na obtenção de resultados melhores na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Formação docente. Formação ambiental. Pesquisa-ação. Ensino reflexivo.


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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Dimensão Estética Sobre as Florestas Tropicais no Ensino de Ecologia Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SENICIATO, Tatiana Seniciato; CAVASSAN, Osmar Cavassan; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

O trabalho analisa a dimensão estética no ensino das florestas tropicais em disciplinas de ecologia. Utiliza-se da semiótica peirceana para revelar as relações de significação dos dados obtidos na pesquisa. A análise semiótica aponta que há um certo constrangimento em se considerar a dimensão estética das florestas tropicais na prática docente dos entrevistados, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica, embora todos os professores reconheçam a importância da dimensão estética e sua consequente implicação ética no ensino e na conservação dos ambientes naturais.

Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Licenciatura em Ciências Biológicas. Dimensão estética. Formação de valores. Semiótica peirceana.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=213
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades de limitações Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID214/v14_n2_a2009.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Artesanato, Ciência e Educação Sócio-Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Edna Aparecida Fantinelli de

O tema deste artigo, Artesanato, Ciência e Educação Sócio-ambiental, voltada ao ensino aprendizagem de Biologia, no Ensino Médio, está vinculado ao estudo da Educação Sócio-ambiental através de oficinas de artesanato com matérias-primas naturais, recicláveis e ecologicamente adequadas, conforme o Plano de Trabalho disponível no PDE. A abordagem escolhida integra Arte e Ciência em uma concepção da Educação Sócio-ambiental, partindo da reflexão sobre a atuação da espécie humana nos ambientes e que a busca por melhores condições de vida exigem responsabilidade no desenvolvimento das atividades. Retoma o conceito de artesanato e sua possibilidade utilizando-se os recursos disponíveis na natureza, sem o impacto predador. Reforça a importância do ensino de Biologia contextualizado, ao mesmo tempo em que envolve conteúdos curriculares do ensino médio que proporcionam ensinamentos de como viver em um mundo mais justo e ecologicamente equilibrado. Aprender a preparar e trançar fibras de bananeira, participando de oficinas de artesanato, é uma das atividades relatadas, tendo como produtos objetos como bolsa, cesto, cachepô, aparador de panela, entre outros.

Palavras-chave: Educação Sócio-Ambiental. Natureza. Bananeira. Artesanato.
Arte e Ciência.

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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Mestrado (profissional) em Ensino Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho, a partir da argumentação de que os mestrados acadêmicos atuais não atendem às necessidades dos professores, propõe-se a criação do mestrado profissional em ensino. Este mestrado será proporcionado a professores em exercício, com um currículo que contemple sua área específica de conhecimento e sua formação didático-pedagógica. Será oferecido por instituições qualificadas, com duração semelhante à dos mestrados acadêmicos e comissão de avaliação própria na Capes.

Palavras-chave: Mestrado Profissional. Mestrado em Ensino. Ensino de Ciências e Matemática.

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