Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.
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820 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez |
Categoria: Ciências Artigos |
Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TEIXEIRA, Maria da Glória; BARRETO, Maurício Lima; GEURRA, Zouraide.
O dengue apresenta-se nos grandes centros urbanos de várias regiões do mundo, inclusive do Brasil, sob a forma de epidemias de grande magnitude, e sob a forma hiperendêmica, nos lugares onde um ou mais sorotipos circularam anteriormente. Mesmo considerandose as lacunas dos conhecimentos disponíveis para prever, sob firmes bases científicas, as futuras ocorrências de epidemias das formas graves desta enfermidade,a atual situação epidemiológica e entomológica de extensas áreas de vários continentes evidencia grandes possibilidades para agravamento do cenário atual, pois os fatores que determinam a reemergência destas infecções são difíceis de serem eliminados. O acompanhamento da atual situação de circulação dos quatro sorotipos dos vírus do dengue e o conhecimento das dificuldades que estão sendo enfrentadas para impedir a ocorrência destas infecções e do risco potencial do reflexo destes acontecimentos para a população são fundamentais para que dirigentes e profissionais da rede de serviços do SUS possam discutir, posicionarse e orientar suas estratégias de intervenção neste campo. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos fatores determinantes destas infecções, assim como apresentar e discutir as medidas de prevenção disponíveis, apontando algumas reflexões úteis para o debate.
Palavras-chave: Dengue. Fatores Determinantes. Epidemiologia. Prevenção.
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769 0 bytes Informe Epidemiológico do SUS 1999, 8(4):5-33. |
Categoria: Ciências Artigos |
Estratégias Lúdicas no Ensino de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KNECHTEL, Carla Milene; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa
As transformações culturais e os paradigmas que a sociedade moderna vem passando levam a mudanças na forma do homem entender a agir cientificamente no mundo. Situar a ciência e o seu ensino neste mundo em transformação são fundamentais ao desenvolvimento pessoal e social. Muitos trabalhos enfatizam a necessidade de inovações no ensino de Ciências porém o que se observa ainda é a utilização de métodos rotineiros e mecânicos, onde as novas propostas de ensino pouco repercutem em sala de aula. Diante deste quadro preocupante, o presente estudo usa o lúdico como uma importante ferramenta metodológica para tornar o ensino de Ciências mais atraente e prazeroso. Para tanto, foram desenvolvidas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos estruturantes de 5a série do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes curriculares do Estado do Paraná. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o lúdico, sua importância no processo de ensino aprendizagem e o conhecimento das etapas do desenvolvimento da criança. Na sequência, houve a adaptação de conteúdos estruturantes a diferentes tipos de atividades lúdicas organizadas em uma unidade didática. A unidade didática foi analisada por professores, participantes do grupo de trabalho em rede, de forma a possibilitar ampla discussão do trabalho. De acordo com os comentários realizados podemos concluir que entendem o lúdico como uma metodologia diferenciada e motivadora que promove uma aprendizagem significativa de forma prazerosa para os alunos. Num segundo momento, as atividades lúdicas foram aplicadas em sala de aula. Na análise dos resultados foi percebido que os jogos ajudaram a criar um clima de entusiasmo sobre os conteúdos abordados, de forma motivadora e integradora. Conclui-se desta forma, que as atividades lúdicas propostas foram ferramentas metodológicas importantes na aquisição dos conhecimentos científicos, soma-se as atitudes sociais de respeito ao colega, das regras do jogo, de cooperação, e iniciativa pessoal.
Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ferramenta Metodológica. Aprendizagem.
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4293 0 bytes SEED |
Categoria: Ciências Artigos |
Estudo sobre os tipos das águas do Aquífero Serra Geral, no município de Marechal Cândido Rondon - P |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ATHAYDE, Gustavo Barbosa; MULLER, Camila de Vasconcelos; FILHO, Ernani Francisco da Rosa; HINDI, Eduardo Chemas.
O Aqüífero Serra Geral é formado pelos basaltos da Fm. Serra Geral, destacando-se como o mais importante aqüífero do Estado do Paraná. As águas do Aqüífero Serra Geral são utilizadas para abastecimento público, e em menor volume, para indústrias, hotéis e irrigação. O objetivo deste trabalho foi classificar o tipo químico das águas subterrâneas, bem como verificar a possibilidade de utilização para irrigação. As amostras de água foram coletadas em 34 pontos e analisadas para determinar a concentração dos íons principais (cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloreto, sulfato e nitrato, entre outros) e total de sólidos dissolvidos. Alcalinidade, temperatura, pH e condutividade foram medidas em campo. Foram classificados sete tipos de água utilizando o diagrama de Piper para representá-los graficamente. Predominam águas bicarbonatadas cálcicas, destacando a ocorrência de águas carbonatadas sódicas e sulfatadabicarbonatada sódicas. Estes últimos tipos químicos sugerem a existência de mistura de águas com o Aqüífero Botucatu, subjacente ao Aqüífero Serra Geral. De uma maneira em geral as águas não possuem restrições para o consumo in natura ou utilização para irrigação. Ressalta-se que em alguns pontos, as amostras são restritivas devido aos teores de sódio, cloreto, pH e condutividade.
Palavras-chave: Aqüífero Serra Geral. Classificação Hidroquímica. Marechal Cândido Rondon.
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465 0 bytes Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.1-7, 2007 http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16174/10693 |
Categoria: Ciências Artigos |
Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Laura B. Motta; COSTA-PAIVA, Lúcia Helena S. da; OSIS, Maria José D.; SOUSA, Maria Helena de; PINTO-NETO, Aarão M.; TADINI, Valdir.
O objetivo é comparar o conhecimento sobre DST/AIDS e avaliar fatores associados ao conhecimento adequado e ao uso consistente do preservativo masculino, em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo. Participaram 1.594 adolescentes entre 12 e 19 anos, de 13 escolas públicas e 5 privadas, que responderam um questionário sobre DST/AIDS e uso de preservativo. Calcularam-se as razões de prevalência com intervalo de confiança de 95%. O escore de conhecimento sobre DST teve o ponto de corte equivalendo a 50% de acerto. Os testes estatísticos foram qui-quadrado e Wilcoxon-Gehan. Realizou-se regressão múltipla de Poisson. O uso consistente de preservativo foi 60% nas escolas privadas e 57,1% nas públicas (p > 0,05) e esteve associado ao sexo masculino e menor nível sócio-econômico. O sexo feminino, maior escolaridade, escola privada, cor branca e estado marital solteiro associaram-se ao maior conhecimento sobre DST. Os adolescentes de escola pública e privada apresentam conhecimento adequado sobre prevenção de DST, entretanto esse conhecimento não determina adoção de atitudes efetivas de prevenção. Programas de conscientização sobre DST/AIDS devem ser ampliados visando minimizar as vulnerabilidades
Palavras-chave: Adolescente. Comportamento Sexual. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Preservativos.
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435 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(2):315-323, |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto.
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Mudança Conceitual, Ensino de Ciências
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437 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.
São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.
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558 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997. |
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