Categoria: Ciências Artigos |
Visualizando Ondas Eletromagnéticas Estacionárias (um experimento na cozinha de casa)  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; OTA, Maria Inês Nobre; BASSO, Rodrigo Leonardo de Oliveira; ALMEIDA, Chrystie Jacob
Inserido numa proposta para o ensino médio de Física, aplicado à tecnologia contemporânea, este trabalho propõe um experimento caseiro para visualizar ondas eletromagnéticas estacionárias que se formam no interior da cavidade de um forno microondas. A ideia central é partir da motivação inicial dada por este experimento, quando se está estudando, por exemplo, o tópico “ondas”, na disciplina de Física, a fim de compreender-se o funcionamento deste eletrodoméstico caseiro que faz parte do cotidiano dos alunos.
Palavras-chave: Experimento caseiro. Ensino de Física. Ondas estacionárias. Microondas.
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1584 0 bytes UFSC http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10002 |
Categoria: Ciências Artigos |
Um Olhar Sobre a Questão da Formação do Professor de Ciências-Condição Para a Prática Docente Eficaz  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PICELLI, Zoraya Lúcia da Silva Dalossi
A complexidade do contexto em que se dá a educação e as múltiplas variáveis que nela interferem não podem ser desprezadas. Porém não se pode ignorar a nfluência significativa da prática do professor nesse processo. Da mesma forma é essencial considerar o perfil do professor como resultado de experiências vivenciadas ao longo de sua vida acadêmica, que inclui os cursos de formação docente, sejam eles de caráter inicial ou complementar, os chamados cursos de formação continuada, que também têm sido alvo frequente de críticas tanto por parte daqueles diretamente envolvidos, os professores, como por parte daqueles que investigam os problemas educacionais, os pesquisadores. Assim os resultados do processo ensino/aprendizagem que têm sido alcançados ao longo dos últimos anos, apontam que algo não está bem nas salas de aula. O objetivo do presente texto é analisar a formação docente considerada como um dos fatores determinantes na obtenção desses resultados. Faz algumas reflexões, também, de acordo com as leituras feitas para a construção deste (Alarcão, (2007); Carvalho e Gil-Pérez, 2001; Imbernón, 2006; Lorencini Júnior, 2000; Mizukami, 2002) e outros, sobre as possibilidades de reformulações tanto da formação inicial quanto da continuada. Aborda-se, portanto ao longo do texto, principalmente as características presentes na estrutura dos cursos de formação inicial e continuada, assim como as perspectivas para a reestruturação dos mesmos, como condição necessária para mudanças efetivas na prática em sala de aula e na obtenção de resultados melhores na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Formação docente. Formação ambiental. Pesquisa-ação. Ensino reflexivo.
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4330 0 bytes UEL |
Categoria: Ciências Artigos |
Artesanato, Ciência e Educação Sócio-Ambiental  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Edna Aparecida Fantinelli de
O tema deste artigo, Artesanato, Ciência e Educação Sócio-ambiental, voltada ao ensino aprendizagem de Biologia, no Ensino Médio, está vinculado ao estudo da Educação Sócio-ambiental através de oficinas de artesanato com matérias-primas naturais, recicláveis e ecologicamente adequadas, conforme o Plano de Trabalho disponível no PDE. A abordagem escolhida integra Arte e Ciência em uma concepção da Educação Sócio-ambiental, partindo da reflexão sobre a atuação da espécie humana nos ambientes e que a busca por melhores condições de vida exigem responsabilidade no desenvolvimento das atividades. Retoma o conceito de artesanato e sua possibilidade utilizando-se os recursos disponíveis na natureza, sem o impacto predador. Reforça a importância do ensino de Biologia contextualizado, ao mesmo tempo em que envolve conteúdos curriculares do ensino médio que proporcionam ensinamentos de como viver em um mundo mais justo e ecologicamente equilibrado. Aprender a preparar e trançar fibras de bananeira, participando de oficinas de artesanato, é uma das atividades relatadas, tendo como produtos objetos como bolsa, cesto, cachepô, aparador de panela, entre outros.
Palavras-chave: Educação Sócio-Ambiental. Natureza. Bananeira. Artesanato. Arte e Ciência.
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2152 0 bytes |
Categoria: Ciências Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica para quê?  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
Auler, Décio e Delizoicov, Demétrio A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute- se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos. Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia-Sociedade.
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648 0 bytes Revista Ensaio |
Categoria: Ciências Artigos |
Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TAUIL, Pedro Luiz.
O dengue é hoje a principal doença re-emergente no mundo. Na ausência de uma vacina preventiva eficaz, de tratamento etiológico e quimioprofilaxia efetivos, o único elo vulnerável para reduzir a sua transmissão é o mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor. As dificuldades de combater este mosquito, em grandes e médias cidades, são muitas. Há facilidades para sua proliferação e limitações para reduzir seus índices de infestação, geradas pela complexidade da vida urbana atual. Os objetivos do controle do dengue devem ser estabelecidos com base nos conhecimentos científicos e técnicos disponíveis. Assim, não sendo possível evitar casos de dengue em áreas infestadas pelo A. aegypti, é possível prevenir epidemias de grandes dimensões por meio do aprimoramento da vigilância epidemiológica, e é possível e factível reduzir a letalidade da doença, dos níveis atuais de 5 a 6% para cerca de 1% das formas graves. A elaboração e execução de planos estratégicos de organização da assistência aos casos suspeitos de dengue têm mostrado,tanto em outros países, como em algumas cidades brasileiras, ser um instrumento muito útil na redução da letalidade.
Palavras-chave Controle de vetores. Surto de doenças. Aedes. Dengue. Vigilância epidemiológica.
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683 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(3):867-871, |
Categoria: Ciências Artigos |
Considerações sobre o aquecimento global antropogênico  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MOLION, Luiz Carlos Baldicero
Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 e 4,5°C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros. Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico. Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.
Palavras chave: Variabilidade climática. ODP. Modelos Climáticos
Artigo sugerido pela professora Maria Lucia Lopes
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749 0 bytes UFAL |
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