Categoria: Ciências Artigos |
Educação em Centros de Ciências: Visitas Escolares ao Observatório Astronômico do CDCC/USP  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JUNIOR, Pedro Donizete Colombo; AROCA, Silvia Calbo; SILVA, Cibelle Celestino.
O presente artigo analisa os resultados obtidos na atividade “Visita Orientada a Grupos Escolares” realizada no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertencente à Universidade de São Paulo (USP) com alunos do ensino fundamental de terceira e quarta séries. Os objetivos da pesquisa foram identificar a influência e motivação da atividade na aprendizagem de conceitos astronômicos. Para isso, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa apoiada em observação, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que é difícil para as crianças entenderem a noção de espaço e distância no Sistema Solar, por outro lado, a atividade motiva os alunos a retornarem com seus familiares ao Observatório. Enfim, o sucesso de uma visita a um centro de ciências, visando a motivação e o aprendizado de conceitos básicos, se deve a três momentos: aquele que antecede a chegada, a visita e retorno à sala de aula.
Palavras-chave: educação não formal, centro de ciências, astronomia, Sistema Solar.
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442 0 bytes http://Investigações em Ensino de Ciências – V14(1), pp. 25-36, 2009 |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação em Solos: princípios, teoria e métodos  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MUGGLER, Cristine Carole, SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto & MACHADO, Vinícius Azevedo.
O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma “consciência pedológica”, a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/ planetária.
Palavras-chave: Educação ambiental. Aprendizagem significativa. Relação homem-ambiente.
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497 0 bytes R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006 |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio  |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
MOREIRA, Betina Loitzenbauer da Rocha; FOLMER, Vanderlei Folmer
Desenvolver a temática da sexualidade na escola, além de ser um desafio para os professores, exige coragem para pensar e abordar um tema delicado em sala de aula e conhecimento técnico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de elaboração e aplicação de uma cartilha sobre sexualidade para ser utilizada como recurso didático na escola, visando servir para iniciar e/ou fortalecer a aproximação entre alunos, professores, pais/responsáveis e profissionais da saúde. Os dados foram coletados a partir de uma ficha de avaliação e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, concluímos que este tipo de recurso didático contribui para o desenvolvimento desta temática, esclarecendo dúvidas, auxiliando na introdução e/ou no desenvolvimento de vários temas relacionados à sexualidade na escola, em casa ou no posto de saúde, possibilitando uma maior aproximação e integração dos alunos com os adultos de referência.
Palavras-chave: Educação sexual. Educação em ciências. Material de apoio; Temas transversais. Ensino fundamental.
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884 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(2), pp. 15 |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Maria Emília C. C.; DAVID, Marciana A.; MAGALHÃES, Welington Ferreira de.
Neste trabalho, mostraremos que uma atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia. Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.
Palavras-chave: Ensino por investigação. Formação de professores. Calor
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527 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA /N° 29, AGOSTO 2008 |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.
O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.
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1720 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. |
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