Categoria: Ciências Artigos |
Gonorréia  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.
Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.
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2239 0 bytes Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic |
Categoria: Ciências Artigos |
Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AULER, Milton Antonio Auth2 Décio; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de; MALDANER, Otavio Aloisio
No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.
Palavras-chave: Conhecimento Cotidiano e Científico, Gênese do Conhecimento, Educação em Ciências.
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954 0 bytes Revista Ensaio - Vol. 10 - nº2 - dezembro de 2008 http://www.fae.ufmg.br/ensaio |
Categoria: Ciências Artigos |
Fotossíntese um tema para o ensino de ciências?  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.
Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos, cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.
Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.
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540 0 bytes QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000 |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.
São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.
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537 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997. |
Categoria: Ciências Artigos |
Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto.
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Mudança Conceitual, Ensino de Ciências
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417 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Ciências Artigos |
Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Laura B. Motta; COSTA-PAIVA, Lúcia Helena S. da; OSIS, Maria José D.; SOUSA, Maria Helena de; PINTO-NETO, Aarão M.; TADINI, Valdir.
O objetivo é comparar o conhecimento sobre DST/AIDS e avaliar fatores associados ao conhecimento adequado e ao uso consistente do preservativo masculino, em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo. Participaram 1.594 adolescentes entre 12 e 19 anos, de 13 escolas públicas e 5 privadas, que responderam um questionário sobre DST/AIDS e uso de preservativo. Calcularam-se as razões de prevalência com intervalo de confiança de 95%. O escore de conhecimento sobre DST teve o ponto de corte equivalendo a 50% de acerto. Os testes estatísticos foram qui-quadrado e Wilcoxon-Gehan. Realizou-se regressão múltipla de Poisson. O uso consistente de preservativo foi 60% nas escolas privadas e 57,1% nas públicas (p > 0,05) e esteve associado ao sexo masculino e menor nível sócio-econômico. O sexo feminino, maior escolaridade, escola privada, cor branca e estado marital solteiro associaram-se ao maior conhecimento sobre DST. Os adolescentes de escola pública e privada apresentam conhecimento adequado sobre prevenção de DST, entretanto esse conhecimento não determina adoção de atitudes efetivas de prevenção. Programas de conscientização sobre DST/AIDS devem ser ampliados visando minimizar as vulnerabilidades
Palavras-chave: Adolescente. Comportamento Sexual. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Preservativos.
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414 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(2):315-323, |
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