Categoria: Ciências Artigos |
Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.
Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço. Forma e Força Gravitacional da Terra.
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1280 0 bytes IENCI – V1(2), pp.132-144, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID13/v1_n2_a2.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.
Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.
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1121 0 bytes IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JACOBI, Pedro A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.
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1348 0 bytes Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20 http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi
O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas. Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.
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1306 0 bytes Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) |
Categoria: Ciências Artigos |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das c |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
ACEVEDO, J. A.; Vázquez, A.; Paixão, M. F.; Acevedo, P.; Oliva J. M.; Manassero, M. A.
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros fatores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Didática das Ciências. Ensino das ciências. Prática docente. Decisões tecnocientíficas.
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441 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005 |
Categoria: Ciências Artigos |
Gonorréia |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.
Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.
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2395 0 bytes Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic |
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