Categoria: Ciências Artigos |
O entendimento de conceitos de astronomia por alunos da educação básica: o caso de uma escola públi |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
MACHADO, Daniel Iria; SANTOS, Carlos dos
Apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a compreensão de conceitos astronômicos básicos, da qual participaram 561 estudantes da quinta série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Foz do Iguaçu. Um teste com 20 questões de múltipla escolha foi aplicado para identificar as concepções mais comuns expressadas pelos alunos. Esse instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na literatura sobre concepções alternativas e abordou os seguintes temas: o ciclo dia-noite; os fusos horários; as estações do ano; as fases da Lua; o movimento da Lua; o movimento aparente do Sol na esfera celeste; os eclipses; as dimensões e distâncias no Universo; o brilho das estrelas e sua observação da Terra. Embora se tenha verificado um pequeno progresso na proporção de respostas cientificamente aceitáveis ao se cotejar a oitava série do Ensino Fundamental com a quinta, e a terceira série do Ensino Médio com a primeira, houve o predomínio de concepções alternativas em relação à maior parte dos temas explorados, as quais persistiram até o último ano da Educação Básica. A comparação com dados encontrados em investigações realizadas em outros contextos socioculturais revelaram, em muitos aspectos, noções e dificuldades similares manifestadas pelos estudantes. Palavras-chave: ensino de Astronomia; concepções alternativas.
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912 0 bytes RELEA, n. 11, p. 7-29, 2011 |
Categoria: Ciências Artigos |
Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.
Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.
Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.
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925 0 bytes São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1 |
Categoria: Ciências Artigos |
Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.
Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.
Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.
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927 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
MOREIRA, Betina Loitzenbauer da Rocha; FOLMER, Vanderlei Folmer
Desenvolver a temática da sexualidade na escola, além de ser um desafio para os professores, exige coragem para pensar e abordar um tema delicado em sala de aula e conhecimento técnico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de elaboração e aplicação de uma cartilha sobre sexualidade para ser utilizada como recurso didático na escola, visando servir para iniciar e/ou fortalecer a aproximação entre alunos, professores, pais/responsáveis e profissionais da saúde. Os dados foram coletados a partir de uma ficha de avaliação e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, concluímos que este tipo de recurso didático contribui para o desenvolvimento desta temática, esclarecendo dúvidas, auxiliando na introdução e/ou no desenvolvimento de vários temas relacionados à sexualidade na escola, em casa ou no posto de saúde, possibilitando uma maior aproximação e integração dos alunos com os adultos de referência.
Palavras-chave: Educação sexual. Educação em ciências. Material de apoio; Temas transversais. Ensino fundamental.
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936 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(2), pp. 15 |
Categoria: Ciências Artigos |
Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AULER, Milton Antonio Auth2 Décio; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de; MALDANER, Otavio Aloisio
No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.
Palavras-chave: Conhecimento Cotidiano e Científico, Gênese do Conhecimento, Educação em Ciências.
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976 0 bytes Revista Ensaio - Vol. 10 - nº2 - dezembro de 2008 http://www.fae.ufmg.br/ensaio |
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