Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HAMBURGER, Ernst W.

O ensino de Ciências, assim como a educação em geral, precisam ser aperfeiçoados no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente.

Palavras-chave: Educação científica. Formação de professores. Ensino de Ciências baseado em investigação. Divulgação científica.

Downloads 2334  2334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo May/Aug. 2007  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200007&script=sci_arttext&tlng=e
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências nos atlas escolares municipais: entre temas, professores e pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Lígia Maria Brochado de

O artigo apresenta uma síntese do percurso, bem como das reflexões realizadas durante desenvolvimento de pesquisa que resultou na produção das páginas de Ciências do Atlas Escolar de Rio Claro, São Paulo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Mapa. Lugar. Atlas escolares.

Downloads 1772  1772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. CEDES, Ago 2003, v.23, n.60, p.198-209.  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n60/17276.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.

Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.

Downloads 918  918  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Transposição ou Recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

A transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação se constitui como espaço-tempo de produção de novos saberes. Com base nesse pressuposto, esse trabalho estudou o processo de transposição didática/museográfica e de recontextualização nos espaços de museus de ciências, procurando entender os mecanismos de constituição do discurso expresso nas exposições que abordam temáticas biológicas.

Palavras-chave: Transposição didática. Recontextualização. Transposição museográfica. Educação em museus.

Downloads 1372  1372  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Educ., Ago. 2004, n.26, p.95-108.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional e a Produção de Saberes nos Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

Propõe-se uma reflexão sobre processos de socialização do conhecimento científico, com base nos conceitos de transposição didática/museográfica e recontextualização, no âmbito dos museus de ciências. Analisam-se formas de produção de conhecimento nos espaços de museus e discutem-se desafios e possibilidades do uso de conceitos indicados nas pesquisas sobre divulgação e educação nesses locais.

Palavras-chave: Museus de Ciências. Divulgação da ciência. Transposição didática/museográfica. Produção de saberes.

Downloads 1721  1721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, 2005, v.12, p.161  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Crise e o Ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcos Barbosa de.

O artigo discute o valor da ciência no contexto da crise pela qual a
civilização ocidental está passando, e extrai algumas implicações da análise proposta para a questão de seu ensino. Estabelece-se primeiro a distinção entre ciência pura e ciência instrumental, depois se estuda o impacto da especialização sobre o valor da ciência pura. Com o objetivo de avaliar a contribuição da ciência para a satisfação das necessidades básicas dos seres humanos, introduz-se uma segunda distinção, entre ciência básica e ciência aplicada. A seção final propõe que o espírito crítico vigente no interior da prática científica seja estendido à reflexão sobre esta prática.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Valores. Conhecimento puro. Conhecimento instrumental.

Downloads 3903  3903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Soc., abr. 1998, v.19, n.62, p.151-172.  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100008&lng=pt&nrm=iso
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma avaliação diagnóstica para o ensino da astronomia Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
SILVEIRA, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica, utilizada como instrumento para a coleta de dados sobre o conhecimento prévio de conceitos científicos, necessários à compreensão do tema Terra e Universo, de um grupo composto por 47 estudantes, da 6a série do Ensino Fundamental. A ação pedagógica de diagnosticar os conhecimentos prévios, do estudante, antes de ensiná-los, tem fundamento na teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Essa avaliação diagnóstica foi composta por 25 questões, cujas respostas foram analisadas e categorizadas visando sua interpretação, o que permitiu compreender os significados atribuídos pelo estudante a esses conceitos. Conclui-se, a partir da avaliação diagnóstica, que a maioria dos estudantes pesquisados apresentou dificuldades em expor conceitos científicos sobre o tema Terra e Universo ao iniciar a 6a série. Entretanto, foram identificadas ideias e representações relevantes que contribuíram para a (re)significação dos conceitos científicos propostos para o ensino do tema nessa série. Os resultados da avaliação diagnóstica serviram como referência para a organização do plano de ensino, viabilizando o processo de aprendizagem, por adequar a sequência didática às características dos estudantes e ao contexto da sala de aula. É esperado que o instrumento apresentado nesse artigo possa ser utilizado também por outros pesquisadores em investigações relacionadas ao tema.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; avaliação diagnóstica; conhecimento prévio; Terra e Universo.

Downloads 3392  3392  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RELEA, n. 11, p. 45-62, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fatores que Afetam a Freqüência e o Atraso Escolar, nos Meios Urbano e Rural, de São Paulo e Pernamb Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PONTILI, Rosangela Maria; KASSOUF, Ana Lúcia

Diversos trabalhos da literatura econômica têm mostrado a influência da educação na melhoria de renda das pessoas e no desenvolvimento econômico de um país. Entretanto, para melhorar o nível médio de escolaridade de um país é importante elevar a frequência escolar e garantir à criança o avanço nos estudos.

Palavras-chave: Educação. Meio urbano e rural. Políticas Públicas.

Downloads 1504  1504  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Econ. Sociol. Rural - RJ, v.45 n.1 jan/mar 20  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise do Vínculo entre Grupo e Professora numa Aula de Ciências do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; LABURU, Carlos Eduardo; ROCHA, Zenaide F. D. C.

O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de Ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu–se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Psicanálise e educação. Ensino de Ciências. Grupo de aprendizagem.

Downloads 953  953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 235-251, 2007.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência-Tecnologia-Sociedade: Relações Estabelecidas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AULERL, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi- estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: Endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).

Palavras-chave: Compreensões de Professores sobre CTS. Formação de Professores. Não-neutralidade das Relações CTS.

Downloads 510  510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »