Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a saúde: um olhar biológico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VAZ, Nelson

Os seres vivos são sistemas determinados por suas estruturas. O ensino é impossível, mas a aprendizagem é inevitável, um comentário de um observador sobre algum aspecto das mudanças constantes que ocorrem durante o viver. Professor é aquele que abre um espaço de convivência. Não existem interações instrutivas na natureza.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Epistemologia. Educação. Saúde.

Downloads 2258  2258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Saúde Pública  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/1/2010
Descrição:
FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; & CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de

Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil).

Palavras-chave: Educação ambiental. Direito ambiental. Ensino Médio.

Downloads 2052  2052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciência Educacional  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Espaço biodescoberta: uma exposição interativa em biologia Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
GABRIEL, Carla Gruzman; & TEIXEIRA, Luiz Antonio

O Espaço Biodescoberta é uma exposição permanente e interativa voltada para a temática da biologia e da biodiversidade. Parte do Museu da Vida, centro de ciência e tecnologia localizado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem como objetivo maior garantir à população o acesso à informação sobre saúde, ciência e tecnologia, além de possibilitar a compreensão dos processos e avanços científicos e seu impacto na vida cotidiana.

Palavras-chave: Educação em ciência. Divulgação científica. Museus e centros de ciência. Temas transversais em educação.

Downloads 2433  2433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História e Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Os programas de emagrecimento na Internet: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SANTOS, Ligia Amparo da Silva

Este texto é parte de um estudo sobre estratégias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet e tem como objetivo descrever e analisar alguns elementos estruturantes desses sites. Observou-se que os mesmos utilizam estratégias que se aproximam mais da realidade cotidiana dos participantes, e que aspectos psicológicos e motivacionais são considerados importantes. Além disso, há uma tentativa de criar estratégias educacionais que transitem da concepção do "fazer dieta" para o conceito de reeducação alimentar concebida como "o comer de tudo, sem passar fome". Tal fato revela uma aliança entre as ciências da nutrição e a gastronomia, que representa um elo importante nas tentativas do resgate do prazer em comer. Destaca–se a importância de estudar tais estratégias, uma vez que o emagrecimento tem sido uma meta desejada por grande parte da população, seja com objetivo de ampliar a qualidade da saúde, seja com fins estéticos.

Palavras–chave: Dieta. Programa de emagrecimento. Nutrição. Internet.

Downloads 1792  1792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Physis   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que se  Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MOREIRA, L. M.

Com muita frequência, conceitos científicos sofrem alterações por intermédio de novas descobertas, mas pouco deste novo conhecimento é repassado aos alunos, principalmente àqueles que compõem o Ensino Fundamental II (EF-II) e o Ensino Médio (EM), pois a complexidade das informações geradas dificulta esta abordagem. Entretanto, dia após dia se fala cada vez mais em assuntos que mexem com a curiosidade das pessoas, como é o caso do DNA e do metabolismo, geralmente relacionando tais assuntos com doenças emergentes como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Neste trabalho são descritas duas atividades lúdico pedagógicas que demonstram, de maneira prática, uma alternativa sobre como ensinar os processos de divisão celular mitótica e fisiologia do sistema respiratório para alunos do EF-II, envolvendo a descoberta de conceitos importantes para a compreensão dos fenômenos moleculares envolvidos com estes assuntos.

Palavras-chave: Ensino. Bioquímica. Biologia. Molecular. Fundamental. Médio. Ferramentas. Lúdicas. Mitose. Transporte de oxigênio.

Downloads 874  874  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Integração entre Biologia e Física: construindo redes de regulação gênica usando equações diferencia Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
VÊNCIO, R. Z. ; & OLIVEIRA G. B de

Este artigo apresenta dois elementos básicos no modelamento de redes de regulação gênica: um sistema de switch ON-OFF (chave ligado-desligado) e um sistema de oscilações periódicas. Apesar de aparentemente simples, essas duas formas básicas de controle e resposta das células a sinais externos (circuito genético) devem ser entendidas em termos de equações químicas de equilíbrio, que por sua vez podem ser descritas em termos de Equações Diferenciais. Os dois modelos apresentados são vistos, num contexto multidisciplinar, como motivação para introdução à Física de Sistemas Não-lineares para alunos das Ciências ditas Exatas ou motivação para o aprendizado de matemática avançada por alunos vindos das Ciências Biológicas.

Palavras-chave: Sistemas não-lineares. Equações diferenciais. Biologia molecular. Regulação genética.

Downloads 1296  1296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A implementação ou não de atividades experimentais em Biologia no Ensino Médio e as relações com o s Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MAMPRIN, M.I.de L.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.

O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo. Analisamos os resultados de dois professores sob esse referencial, como substrato para a discussão que se pretende desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores.

Palavras-chave: Biologia. Relações com o saber. Atividades experimentais.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Uso de atividades experimentais pelo professor das Ciências Naturais no Ensino Médio: relação com o  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.

Este artigo reúne três resultados confluentes de trabalhos de dissertação em que cada autor optou por estudar independentemente uma categoria de professor de Química ou de Física ou de Biologia do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional, visto ser essas atividades consideradas importantes para o ensino das Ciências Naturais nos colégios. Para encaminhar essa nova reflexão tomou-se como referencial a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.

Palavras-chave: Ciências. Experimento. Relações.

Downloads 1113  1113  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Atividades práticas de laboratório no Ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência Popular Versão: PDF
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E.da S.

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma experiência com atividades práticas de laboratório nas disciplinas de Ciências e Biologia, contemplando as diferentes etapas do processo, ou seja: escolha, obtenção de materiais e teste das atividades; elaboração do roteiro para o aluno e o professor; e a aplicação das atividades. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Prof. José Pedretti Neto, localizada no município de Botucatu–SP, e teve como objetivos investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório em escolas estaduais, bem com auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Atividades práticas. Práticas de laboratório de Ciências. Práticas de laboratório de Biologia. Laboratórios escolares.

Downloads 777  777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fundunesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Física e Biologia: possíveis limites de demarcação conceitual Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Arthur

A partir do texto do físico alemão E.Schroedinger, O que é vida? (1943), analisam-se os possíveis limites de demarcação conceitual entre física e biologia. Há um limite possível entre física e biologia? Ou a biologia pode ser reduzida à física? Avaliam-se diferentes pontos de vista entre cientistas e filósofos.

Palavras-chave: Física. Biologia. Limites. Reducionismo. Evolução.

Downloads 1419  1419  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 »