Categoria: Biologia Artigos |
Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAZOTO, Juliana Lacorte & TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos
Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado.
Palavras-chave: Pesquisa. Participativa. Educação. Ambiental. Trilha. Ecológica. Cerrado.
|
490 0 bytes Ciência & Educação (Bauru) |
Categoria: Biologia Artigos |
Consumo de massas, biodiversidade e fitomelhoramento da banana de exportação |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOLURI, John
A exportação de banana, na América, foi constituída sob uma base genética extremamente limitada: ao longo de setenta anos, uma só variedade de banana, a Gros Michel, foi praticamente a única a ser vendida nos mercados norte-americanos. Esta variedade produzia grandes cachos, resistentes ao transporte, e dotados de um sabor e de uma casca que os consumidores norte-americanos identificavam como pertencentes a uma banana de qualidade. Entretanto, a Gros Michel também se mostrou muito suscetível a um grande número de patógenos fúngicos, incluindo o Mal do Panamá e a Sigatoka. A história dos programas de melhoramento revela uma das principais contradições da agricultura do século XX: os mesmos processos de produção massificada, que tendem a reduzir a diversidade biológica a nível local e regional, permaneciam dependentes do acesso a de um banco genético “global”, para manter níveis lucrativos de produção.
Palavras-chave: Banana. Consumo. Massa. Biodiversidade.
|
1083 0 bytes University Pittsburgh, Pennsylvania, EUA |
|