Categoria: Biologia Artigos |
Atividades práticas de laboratório no Ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência |
Versão: PDF Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E.da S.
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma experiência com atividades práticas de laboratório nas disciplinas de Ciências e Biologia, contemplando as diferentes etapas do processo, ou seja: escolha, obtenção de materiais e teste das atividades; elaboração do roteiro para o aluno e o professor; e a aplicação das atividades. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Prof. José Pedretti Neto, localizada no município de Botucatu–SP, e teve como objetivos investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório em escolas estaduais, bem com auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Atividades práticas. Práticas de laboratório de Ciências. Práticas de laboratório de Biologia. Laboratórios escolares.
|
1148 0 bytes Fundunesp |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do Prof |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Everton Ricardi L. da; ALVES, Luis Francisco A; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda.
Palavras-chave: Avaliação. Livros. Ensino. Biologia. Formação. Professores.
|
1105 0 bytes Revista Varia Scientia |
|