Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do Prof Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Everton Ricardi L. da; ALVES, Luis Francisco A; GIANNOTTI, Sandra Moraes

Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda.

Palavras-chave: Avaliação. Livros. Ensino. Biologia. Formação. Professores.

Downloads 1007  1007  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Varia Scientia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno de

Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.

Palavras-chave: Discurso. Científico. Ensino. Ciências. Divulgação. Clonagem.
Recontextualização.

Downloads 2840  2840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio de Janeiro  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Avaliação da Eficácia do Bacillus thuringiensis var. israelensis no Controle de Formas Imaturas do A Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
ESPINDOLA, Cleber Barreto; GUEDES, Roberta Novo; et all

Aedes aegypti (L.) é considerado um mosquito cosmopolita, com ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, está restrito às vilas e cidades, sempre com características domiciliares e peridomiciliares e, raramente é encontrado em ambientes onde a densidade populacional é baixa. Este mosquito é o único vetor do arbovírus da dengue e da febre amarela urbana em todo território nacional, e é considerado um dos vetores mais importantes na veiculação de patógenos a humanos. A grande resistência dos mosquitos a inseticidas químicos e a frequente preocupação social com a poluição ambiental, resultou na procura de alternativas para o controle desses insetos, tais como a utilização de bactérias entomopatogênicas. Esse trabalho foi realizado objetivando mensurar a eficácia dessa bactéria no controle das formas imaturas de Ae. aegypti.

Palavras-chave: Controle. Biológico. Aedes aegypti. Bacillus thuringiensis var. israelensis.

Downloads 434  434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá (Unesa)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Biologia Molecular em Faculdades e Escolas médias de São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Solange Soares; MALACHIAS, Maria Elena Infante; et all

O objetivo deste estudo foi avaliar as principais dificuldades do professores, tanto de ensino médio como de ensino superior, na compreensão e interligação de conceitos básicos de Biologia Molecular (BM), além de avaliar também de que maneira tópicos relacionados a este tema, como engenharia genética, alimentos transgênicos e projetos genoma estão sendo abordados.

Palavras-chave: Ensino. Genética. Biologia. Molecular. Concepções. Inadequadas. Alfabetização. Científica. Ciências.

Downloads 1160  1160  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A Internet e a construção de conhecimento didático por alunos futuros professores de Biologia - um  Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
BETTENCOURT, Teresa ; CHAGAS, Isabel ; et all

Na presente comunicação apresenta-se uma investigação conduzida com o objetivo de analisar de que modo a Internet, enquanto meio de consulta e de comunicação, pode contribuir para a construção de Conhecimento Didático (CD) de Alunos, Futuros Professores de Biologia (AFPB).

Palavras-chave: Site. Internet. Conhecimento. Didático. Professores. Biologia. Alunos.

Downloads 1711  1711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Aveiro  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves; PUORTO, Giuseppe; et all

O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico.

Palavras-chave: Educação científica. Serpentes. Acidentes. Ofídicos. Erros. Conceituais. Livros. Didáticos.

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia: questões de linguagem Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GIRALDI, Patrícia Montanari Giraldi & SOUZA, Suzani Cassiani de

O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no âmbito de um trabalho de mestrado que teve como objetivo central investigar o uso e funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia, de modo particular, no que se refere a conceitos/fenômenos que envolvem o tópico citologia.

Palavras-chave: Biologia. Citologia. Livro. Didático. Ensino.

Downloads 443  443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Ensino  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O uso espontâneo de analogias por Professores de Biologia: Observações da Prática Pedagógica Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FERRAZ, Daniela Frigo & TERRAZZAN, Eduardo Adolfo Terrazzan

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave: Formação. Inicial. Professores. Prática. Ensino. Física. Saberes. Docentes.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Clonagem e Células-tronco Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ZATZ, Mayana

Apesar do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitos de clonagem (reprodutiva e terapêutica), células-tronco (embrionárias e não embrionárias) e terapia celular bem como isso pode afetar as nossas vidas. Portanto, a proposta desse artigo é o de tentar definir esses conceitos e expressar a minha posição sobre aspectos éticos não só como cientista mas também como representante de inúmeras famílias que vêem nessa nova tecnologia uma esperança futura de cura para inúmeras doenças neurodegenerativas , muitas vezes letais ou gravemente incapacitantes.

Palavras-chave: Clonagem. Células-tronco.Terapia. Celular. Doenças. Neurodegenerativas. Terapêutica.Embrionárias.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto de Biociências (IB) da USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A relação teoria-prática na formação do educador e seu significado para a prática pedagógica do Prof Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Lia Cardoso Rocha Saraiva & OLIVEIRA, Ana Mourão

Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as consequências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados.

Palavras-chave: Relação. Teoria-prática. Mediação. Didática. Formação. Professores. Ciências.

Downloads 2219  2219  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 »