MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno de
Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.
ESPINDOLA, Cleber Barreto; GUEDES, Roberta Novo; et all
Aedes aegypti (L.) é considerado um mosquito cosmopolita, com ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, está restrito às vilas e cidades, sempre com características domiciliares e peridomiciliares e, raramente é encontrado em ambientes onde a densidade populacional é baixa. Este mosquito é o único vetor do arbovírus da dengue e da febre amarela urbana em todo território nacional, e é considerado um dos vetores mais importantes na veiculação de patógenos a humanos. A grande resistência dos mosquitos a inseticidas químicos e a frequente preocupação social com a poluição ambiental, resultou na procura de alternativas para o controle desses insetos, tais como a utilização de bactérias entomopatogênicas. Esse trabalho foi realizado objetivando mensurar a eficácia dessa bactéria no controle das formas imaturas de Ae. aegypti.
Palavras-chave: Controle. Biológico. Aedes aegypti. Bacillus thuringiensis var. israelensis.
CAMARGO, Solange Soares; MALACHIAS, Maria Elena Infante; et all
O objetivo deste estudo foi avaliar as principais dificuldades do professores, tanto de ensino médio como de ensino superior, na compreensão e interligação de conceitos básicos de Biologia Molecular (BM), além de avaliar também de que maneira tópicos relacionados a este tema, como engenharia genética, alimentos transgênicos e projetos genoma estão sendo abordados.
Na presente comunicação apresenta-se uma investigação conduzida com o objetivo de analisar de que modo a Internet, enquanto meio de consulta e de comunicação, pode contribuir para a construção de Conhecimento Didático (CD) de Alunos, Futuros Professores de Biologia (AFPB).
SANDRIN, Maria de Fátima Neves; PUORTO, Giuseppe; et all
O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico.
GIRALDI, Patrícia Montanari Giraldi & SOUZA, Suzani Cassiani de
O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no âmbito de um trabalho de mestrado que teve como objetivo central investigar o uso e funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia, de modo particular, no que se refere a conceitos/fenômenos que envolvem o tópico citologia.
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa.
Apesar do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitos de clonagem (reprodutiva e terapêutica), células-tronco (embrionárias e não embrionárias) e terapia celular bem como isso pode afetar as nossas vidas. Portanto, a proposta desse artigo é o de tentar definir esses conceitos e expressar a minha posição sobre aspectos éticos não só como cientista mas também como representante de inúmeras famílias que vêem nessa nova tecnologia uma esperança futura de cura para inúmeras doenças neurodegenerativas , muitas vezes letais ou gravemente incapacitantes.
TEIXEIRA, Lia Cardoso Rocha Saraiva & OLIVEIRA, Ana Mourão
Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as consequências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados.
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; et all
O artigo apresenta o relato de aspectos de projeto de pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, realizado pelo Grupo de Pesquisa FORMAR-Ciências da FE/Unicamp, com foco na produção acadêmica, realizada nos programas de Pós-Graduação no país, constituída por dissertações e teses. Caracteriza a importância da realização de estudos do tipo “estado da arte”, como gênero de investigação fundamental para estudos analíticos da produção. Apresenta dados preliminares da pesquisa ressaltando o número de trabalhos referenciados, sua distribuição por instituições produtoras e anos de produção.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Pesquisa. Estado. Arte.