Categoria: Biologia Artigos |
A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio: uma abordagem em artrópodes |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ROCHA, A. R.; MELLO, W. N. DE; BURITY, C. H. DE F.
Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos para o ensino de artrópodes abordando as diferenças entre classes Insecta, Crustacea e Chelicerata. Acreditando que a visualização da morfologia externa e a confecção de modelos efetuada pelos próprios alunos pode ser um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelecendo relações de proporcionalidade aproximam o modelo didático da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético.
Palavras-chave: Ensino médio. Modelos didáticos. Artrópodes.
|
557 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Educação ambiental - análise do conhecimento de alunos do pré-vestibular sobre a importância da cons |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
STADLER, F. de A.
A educação ambiental se concebe como um processo permanente em que o indivíduo adquire conhecimentos, valores, consciência e competência para resolver os problemas atuais e futuros do meio ambiente. É o principal foco deste trabalho, tomando como estampa a exploração desenfreada da Mata Atlântica, o terceiro maior bioma e a segunda maior floresta brasileira. O objetivo deste trabalho é levar, aos alunos concluintes do ensino médio, uma palestra esclarecedora dos assuntos que envolvem características, localização e formas de preservação deste bioma tão importante, onde apesar de grande parte da fauna e flora dessa floresta estar correndo risco de extinção, ainda hoje são encontradas novas espécies endêmicas.
Palavras-chave: Educação ambiental. Mata Atlântica. Preservação.
|
561 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Casca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; et all O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas.
Palavras-chave: Material. Didático. Filo. Mollusca. Qualidade. Ensino. Zoologia.
|
575 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
|