Categoria: Biologia Artigos |
Biodiversidade e conservação das plantas no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
GIULIETTI, Ana Maria; HARLEY, Raymond M. et al
Com mais de 56.000 espécies de plantas (excluindo fungos), o Brasil tem uma das floras mais ricas do mundo – quase 19% da flora mundial. Nosso conhecimento da diversidade e do status das plantas não vasculares no país é ainda muito incompleto, embora estudos localizados com grupos de algas tenham revelado uma perda de espécies devido à poluição ambiental. A ênfase em levantamentos de floras locais, ao invés de estudos taxonômicos mais amplos, tem dificultado as estimativas do número total de espécies para a maioria dos grupos taxonômicos. O conhecimento sobre as angiospermas, especialmente as monocotiledôneas (das quais cerca de 45% são endêmicas), é o mais completo. Para esse grupo, os dados apresentados são mais confiáveis, tendo sido identificados alguns padrões de distribuição, níveis de endemismos e centros de diversidade.
Palavras-chave: Biodiversidade. Plantas. Angiospermas. Taxonomia. Monocotiledôneas.
|
659 0 bytes Revista Megadiversidade |
Categoria: Biologia Artigos |
Bioética com animais: uma proposta para a educação de jovens e adultos no Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FRAGA, R.F.; BORGES, R.M.R.
Este artigo apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6º etapa (referente ao 3º ano do Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de uma Unidade de Aprendizagem. As informações foram obtidas por meio de um questionário inicial de sondagem, da produção textual dos alunos ao longo da UA, do diário de aula e do questionário final. A metodologia de análise foi descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado foi possível constatar que os alunos, ao longo da UA, pesquisaram questões sociais relacionadas à ética animal partindo de suas dúvidas e questionamentos. Houve destaque no crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem. Ética animal. Reconstrução do conhecimento. Educação de Jovens e Adultos.
|
1005 0 bytes PUC-RS |
Categoria: Biologia Artigos |
Bioética e cidadania: questões de filosofia política e sua relação com a medicina, os conhecimentos |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ANDRADE, Francisco Antônio Filho de; MOREIRA, Luciana Sarmento; et all
Discute-se muito, hoje, um novo paradigma do saber: a Bioética. Por que, nesta relação, uma atitude de reflexão, hoje, sobre o biopoder? De caráter interdisciplinar, tenta-se compreender esta nova disciplina como um novo paradigma da relação entre ciência e tecnologia, num confronto com possibilidades e problemas jusfilosóficos, de “ordem ontológica” e no modo de existir da pessoa humana e da própria essência constitucional, social e política da atual sociedade global. Indaga-se ainda: por que uma Filosofia da Medicina? Conhecer a Bioética na iátrica médico-profissional supõe-se enfrentar um dos desafios da Filosofia em sua interface com a Medicina, com a Biologia e Engenharia Genética.
Palavras-chave: Bioética. Cidadania. Medicina. Biologia. Engenharia. Genética.
|
1413 0 bytes Unicamp |
|