Categoria: Biologia Artigos |
Utilização de análise de segregantes agrupados na identificação de marcadores ligados a genes que co |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ZAMPROGNO, Karina Carnieli; FURTADO, Edson Luiz; MARINO, Celso Luiz; et all
Devido a grande importância da cultura de Eucalyptus no Brasil, empresas do setor florestal têm buscado através de programas de melhoramento genético, reduzir as perdas de produção e atender a demanda do mercado de papel e celulose. Um exemplo, é a busca por genes de resistência a doenças, principalmente a ferrugem causada por Puccinia psidii Winter, que resulta em redução da produtividade em plantas altamente suscetíveis. No presente trabalho, mudas de Eucalyptus pertencentes a uma geração F1, provenientes do cruzamento controlado entre parentais híbridos E. grandis X E. urophylla, sendo eles resistente e suscetível, foram inoculadas com Puccinia psidii em casa de vegetação e acompanhadas até o aparecimento dos sintomas da ferrugem.
Palavras-chave: Eucalyptus sp. Puccinia psidii. Resistência. Análise. Segregantes. Grupamentos.
|
561 0 bytes Unesp/FCA/Botucatu |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Casca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; et all O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas.
Palavras-chave: Material. Didático. Filo. Mollusca. Qualidade. Ensino. Zoologia.
|
637 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do Prof |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Everton Ricardi L. da; ALVES, Luis Francisco A; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda.
Palavras-chave: Avaliação. Livros. Ensino. Biologia. Formação. Professores.
|
1154 0 bytes Revista Varia Scientia |
|