Categoria: Biologia Artigos |
Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do Prof |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Everton Ricardi L. da; ALVES, Luis Francisco A; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda.
Palavras-chave: Avaliação. Livros. Ensino. Biologia. Formação. Professores.
|
1148 0 bytes Revista Varia Scientia |
Categoria: Biologia Artigos |
As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, A. V. de; FALCÃO, J. T. da R.
As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck, porém a extensão de conteúdo deste é variável. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.
Palavras-chave: Evolução. Teorias de Lamarck e Darwin. Livros didáticos de Biologia.
|
501 0 bytes Ciência & Educação |
|