Categoria: Biologia Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal incrementando as disciplinas de Ciência |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção ambiental. Educação ambiental. Contextualização. Ensino.
|
766 0 bytes Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Categoria: Biologia Artigos |
Biologia Molecular na Educação Básica: explorando possibilidades de aprendizagem em um espaço não fo |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OVIGLI, Daniel F.B.; BOSSOLAN, Nelma R.S.; BELTRAMINI, Leila M. Um dos objetivos assumidos pela Coordenadoria de Educação e Difusão Científica do CBME é contribuir tanto para a disseminação quanto para o aprendizado de técnicas e conceitos básicos na área de Biologia Celular e Molecular, de modo que o público possa ter o interesse científico despertado, bem como associar estes avanços com sua realidade. Nesse contexto, foi implantado um Espaço Interativo, aberto ao público escolar e não escolar, com diversas atividades que abordam conceitos básicos dessas áreas, passando por algumas doenças consideradas negligenciadas pelos laboratórios farmacêuticos e que são objeto de pesquisas do CBME, até as tecnologias atuais envolvidas no estudo das biomoléculas. Assim, o presente trabalho objetiva a apresentação desse espaço considerando as possibilidades de aprendizagem em Biologia Celular e Molecular por ele oferecidas, bem como sua contribuição no processo de divulgação científica enquanto um centro de ciências.
Palavras-chave: Biologia. Molecular. Educação não formal. Museus. Ciências. Biotecnologia.
|
1937 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biolo |
Categoria: Biologia Artigos |
Os artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do Ensino Médio em Ca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Luis Francisco Angeli; BUSARELLO, Giovana Daniela; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Atualmente, verifica-se que o ensino escolar em geral não contribui para a formação integral do aluno, preparando-o, na maioria das vezes, apenas para as séries subsequentes ou para o exame vestibular, tendo este processo de ensino aprendizagem, na maioria da vezes, como único recurso presente as apostilas e/ou os livros didáticos, não sendo incomum apresentarem informações errôneas, conteúdo falho e deficiência em imagens que afetam a qualidade do ensino. No ensino de Biologia, o conteúdo dos artrópodes desperta um grande interesse por se tratar de um grupo diretamente relacionado ao cotidiano das pessoas, além de constituírem o grupo mais numeroso de espécies do Reino Animal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente aspectos qualitativos gerais e específicos do conteúdo dos artrópodes em livros e apostilas didáticas utilizados em escolas da rede particular de ensino médio de Cascavel, PR. Palavras-chave: Análise comparativa. Ensino de Biologia. Recurso didático.
|
1463 0 bytes Revista Varia Scientia |
|