Categoria: Biologia Artigos |
A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio: uma abordagem em artrópodes |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ROCHA, A. R.; MELLO, W. N. DE; BURITY, C. H. DE F.
Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos para o ensino de artrópodes abordando as diferenças entre classes Insecta, Crustacea e Chelicerata. Acreditando que a visualização da morfologia externa e a confecção de modelos efetuada pelos próprios alunos pode ser um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelecendo relações de proporcionalidade aproximam o modelo didático da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético.
Palavras-chave: Ensino médio. Modelos didáticos. Artrópodes.
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595 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Abordagem Fitoquímica e prospecção do potencial antimicrobiano in vitro das partes aéreas de três es |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TORRES, E. C.; RIBEIRO, A.; SOARES, M. A. As espécies vegetais Leonotis nepetaefolia (R. Br.) W. T. Aiton., Leonurus sibiricus L. e Leucas martinicensis (Jacq.) R. Br., dentre outras espécies pertencentes à família Lamiaceae, são popularmente conhecidas como Cordão-de-Frade. Na medicina popular são atribuídas às preparações contendo estas espécies propriedades tônica, stimulante, diurética, febrífuga, sudorífica, carminativa, antiespasmódica, contra dores reumáticas e inflamações urinárias. Buscou-se através deste trabalho determinar o perfil fitoquímico das três espécies, através da metodologia descrita por MATOS, 1977; avaliar a atividade antimicrobiana de seus extratos hidroalcoólico, metanólico, hexânico e em acetato de etila, sobre Escherichia coli, Candida albicans, Micrococcus luteus e Staphylococcus aureus, pela técnica de difusão em ágar através de discos (Método de Kirby-Bauer) e através de poços.
Palavras-chave: Leonotis nepetaefolia. Leucas martinicensis. Leonurus sibiricus. Abordagem. Fitoquímica. Potencial. Antimicrobiano.
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2435 0 bytes Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira |
Categoria: Biologia Artigos |
Abundância e agregação de ovos de Aedes aegypti L. e Aedes albopictus (Skuse) (Diptera: Culicidae) n |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FANTINATTI, Elaine C.S.; DUQUE, Jonny E.L.; et all
Avaliou-se a abundância e agregação dos ovos de Aedes aegypti L. e Aedes albopictus Skuse em Cambé, Ibiporã, Jacarezinho, Maringá e Paranavaí, PR, utilizando-se armadilhas de oviposição. De 225 armadilhas instaladas, 100 registraram-se positivas para ovos. Coletaram-se 4140 ovos, demonstrando distribuição altamente agregada. Ambas as espécies foram encontradas em Cambé, Jacarezinho, Maringá e Paranavaí.
Palavras-chave: Ecologia. Vetores. Armadilha. Oviposição. Dengue. Espécie. Invasora. Mosquito.
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700 0 bytes Neotropical Entomology |
Categoria: Biologia Artigos |
Acompanhamento psicanalítico do paciente com sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KEPPE, Marc André da Rocha
Este artigo oferece algumas orientações para o psicanalista que atende pacientes com sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida. Como primeiro critério de avaliação é sugerido o IMC (Índice de Massa Corporal), que o psicanalista pode conhecer e utilizar, com o objetivo de saber se o seu cliente tem anorexia, peso normal, sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida. Claro que é um critério inicial, que pode ser complementado com outros critérios médicos, tais como a impedância bioelétrica e a determinação de massa magra e da estrutura óssea.
Palavras-chave: Obesidade. Multidisciplinar. Psicanalista. Padrões de beleza. IMC.
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5310 0 bytes Revista de Transpsicanálise |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Casca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; et all O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas.
Palavras-chave: Material. Didático. Filo. Mollusca. Qualidade. Ensino. Zoologia.
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635 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
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