O uso de animais em aulas práticas no ensino superior requer preocupações bioéticas, para que a formação dos conceitos zoológicos seja acompanhada de critérios humanísticos. Isto é especialmente importante em cursos de formação de professores, pois a abordagem adotada se refletirá na forma como atuarão no ensino básico. Esta pesquisa buscou analisar as concepções e atitudes de professores e estudantes universitários de Ciências Biológicas sobre o uso de animais em situações didáticas.
Palavras-chave: Bioética. Bem estar. Animal. Ensino. Ciências. Legislação.
As investigações etnofarmacológicas e etnobotânicas têm sido a principal abordagem reconhecida por cientistas em todo o mundo, como uma estratégia de seleção de plantas medicinais. As qualidades e fortalezas dessas abordagens já foram suficientemente discutidas, restando poucas dúvidas de seu potencial e impactos biológicos, econômicos e sociais. Este artigo focaliza os estudos etnodirigidos (etnobotânicos e etnofarmacológicos) levantando os problemas encontrados na qualidade das pesquisas, que podem afetar a sua aplicação na descoberta de novos fármacos de interesse médico e farmacêutico.
OLIVEIRA, Sandra de Fátima; PEREIRA, Marcia V; VIANA, Rosa Maria.
A humanidade está agora consciente do impacto que as mudanças climáticas podem provocar na vida humana. Ou deveria estar, pois não há como descer do planeta em movimento na sua jornada cósmica. E se pudesse descer, para onde iríamos? Só esta reflexão bastaria para nos remeter à noção de pertencimento à teia da vida no Planeta Terra..., à necessidade de cuidado com cada um dos elementos que compõem essa teia: mantendo o ciclo da água em qualidade e quantidade; conservando o solo, sua integralidade física e biológica; mantendo o ar em sua pureza e condições de renovação; olhando para cada aspecto da natureza como único; apreciando sua beleza e singularidade; orientando toda a intervenção no espaço territorial para o cuidado ambiental; implantando atividades produtivas com responsabilidade ambiental e social; desenvolvendo tecnologias apropriadas à natureza, à comunidade e sua cultura , adequadas à vida.
BANDEIRA, Silmara Aparecida Meira; & SANTOS, Julio Trevas dos
Propôs-se neste trabalho a observação, a análise e a complementação da apresentação do Conteúdo Estruturante Ambiente em livros didáticos de Ciências que foram indicados pelo Guia de Livros Didáticos do MEC. A proposta justifica-se no fato dos livros didáticos estarem em concordância com os PCN e poderem não atender (ou atender com ressalvas) às DCE de Ciências do Estado do Paraná.
Palavras- chave: Livro didático. Ambiente. Ciências. Conteúdo estruturante.
SILVEIRA, José Maria Ferreira Jardim da; BORGES, Izaias de Carvalho; BUAINAIN, Antonio Marcio
O texto mostra a evolução recente da biotecnologia agrícola, sua situação no Brasil atual, e faz um balanço de seus impactos econômicos e sociais. Chama atenção para o fato de esta tecnologia ter passado rapidamente do estágio de ciência para o de inovação, com impactos significativos na economia nacional.
O presente artigo tem por objetivo levantar dados sobre a questão da utilização de recursos alternativos em substituição aos animais de laboratório, bem como averiguar o nível de conhecimento e a possibilidade de utilização desses meios por parte de professores, alunos e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Palavra chave: Bioética. Recursos alternativos. Animais de laboratório.
MONTANHER, Camila Canassa; CORADIN, Danielli de Camargo; SILVA, Sérgio Eduardo Fontoura da
O presente estudo permitiu avaliar a contaminação por enteroparasitas em alfaces (Lactuca sativa) prontas para o consumo, servidas em restaurantes Self-service por quilo da cidade de Curitiba, Paraná. Foram analisadas 50 amostras, pelo método de sedimentação espontânea de Hoffman, Pons & Janer (1934) sendo o sedimento resultante analisado em microscópio biocular.
Os cnidários estão entre os organismos mais peçonhentos que se conhecem. Caracterizam-se por possuir células urticantes denominadas cnidócitos, e diversas espécies, como as chamadas caravelas e águas-vivas, podem ocasionar danos ao homem. Apesar da pouca atenção dada a este tipo de acidente no litoral brasileiro, os estudos existentes mostram que sua ocorrência é significativa. O presente estudo teve como principais objetivos levantar os acidentes causados por cnidários nos banhistas de algumas praias do litoral de Pernambuco e investigar o conhecimento referente a este tema por parte de profissionais de áreas relevantes.
O processo docente educativo exige, revisões sistemáticas nos seus planos curriculares. É importante que o estudante da especialidade domine a importância social da Biotecnologia através do processo do ensino e aprendizagem, partindo da Biotecnologia tradicional à Biotecnologia moderna fazendo uma reflexão na perspectiva cientifica. Para alcançar a solução do problema propõe-se os seguintes objetivos, diagnosticar o grau de conhecimentos que possuem os estudantes sobre a Biotecnologia, propor um modelo pedagógico e a estratégia metodológica para a incorporação da componente Biotecnologia na disciplina de Genética para melhorar o perfil de formação do profissional.
Nas controvérsias atuais sobre raça e diferença racial nos agravos à saúde, a epidemiologia é vista como detentora de autoridade para confirmar ou refutar a verdade científica dessas diferenças. Ao apontar as discussões sobre as limitações da epidemiologia dos fatores de risco, vertente hegemônica nas abordagens epidemiológicas, buscou-se destacar nesse artigo o caráter ideológico dos pressupostos causais e as estratégias epistemológicas que reiteram e reificam as diferenças raciais na saúde com base no determinismo biológico e no reducionismo estatístico. O objetivo deste trabalho é destacar as possibilidades de contestação de algumas interpretações dos achados epidemiológicos sobre diferenças raciais na saúde, enfatizando os aspectos políticos e ideológicos da ciência e provendo os investigadores de argumentos que ajudem a superar o racialismo que permeia algumas hipóteses causais acerca da diversidade humana e doença.