A tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos.
Palavras-chave: Biologia. Literatura. Traços. Biológicos. Monteiro. Lobato.
WASKO, Adriane P. ; BENTO, Ana Paula; FERREIRA, Daniela C. et all
Uma proposta de representação teatral foi elaborada por alunos do ensino médio da rede pública, sob a supervisão de docentes e alunos de pós-graduação, durante uma atividade de um grupo de extensão universitária cujo objetivo relacionava-se à popularização e à difusão da ciência. Esta proposta configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e Biologia Celular e tem como finalidade transmitir conceitos destas áreas de formação criativa, lúdica e interativa.
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda & SCHNETZLER, Roseli Pacheco
O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas.
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Formação. Docente. Biologia. Professor universitário.
FERREIRA, Poliana Flávia Maia; JUSTI, Rosária da Silva
Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de Biologia e Química destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.