Categoria: Biologia Artigos |
O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.
Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.
|
456 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
Categoria: Biologia Artigos |
Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir |
Versão: pdf Atualização: 9/2/2012 |
Descrição:
PALMEIRO, V. ; GIOPPO, C.
Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d’água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/ desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.
Palavras-chave: Devir. Educação ambiental. Deleuze.
|
440 0 bytes Educar em Revista/UFPR |
|