Categoria: Biologia Artigos |
Os modos da teleologia em Cuvier, Darwin e Claude Bernard |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAPONI, G.
A biologia pré-darwiniana reconhecia nos seres vivos uma finalidade dupla: as diferentes estruturas orgânicas, além de estar constituídas e articuladas de modo a integrar um ser organizado, possibilitavam também a adequação desse ser a seu entorno. Todavia, esta dupla conformidade, que Cuvier ainda concebe como um único conjunto de condições que definem a própria possibilidade de um organismo, na biologia contemporânea aparecerá cindida em duas ordens de fenômenos diferentes. Assim, após a identificação do ponto de inflexão na história das ciências da vida, no qual se gerou essa cisão, investigamos neste trabalho as condições conceituais que a exigiram e possibilitaram. Propomos como resposta que essa "mitose conceitual" teve sua razão de ser no fim da ideia clássica de economia natural; e sugerimos ainda que a mesma deve ser considerada no contexto de uma mudança no ideal de ordem natural próprio da história natural.
Palavras-chave: G. Cuvier. C. Darwin. C. Bernard. Teleologia. História da biologia.
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588 0 bytes Scientle Studia |
Categoria: Biologia Artigos |
Diferenças de gênero no desenvolvimento sexual: integração dos paradigmas biológico, psicanalítico e |
Versão: pdf Atualização: 4/5/2012 |
Descrição:
PARISOTTO, L. et al.
O desenvolvimento sexual masculino e feminino tem sido fonte de incontáveis questionamentos em várias áreas do conhecimento humano ao longo da história da humanidade. Diversas especialidades têm estudado o tópico da sexualidade de forma dissociada, dificultando a sua compreensão global e a abordagem terapêutica de seus transtornos. A busca de integração de diferentes teorias oriundas, tanto dos processos fisiológicos básicos que originam a vida, quanto dos campos mais complexos da psicanálise, tem sido um dos grandes desafios da prática clínica. Propõe-se, então, um artigo com o objetivo de descrever as diferenças de gênero no desenvolvimento sexual humano, à luz dos vértices biológico, psicanalítico e evolucionista, buscando-se pontes de conexão entre estes paradigmas, para uma visão mais integrada do processo de ser masculino ou feminino.
Palavras-chave: Sexualidade. Diferenças de gênero. Biologia. Psicanálise. Evolução.
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634 0 bytes Revista de Psiquiatria - RS |
Categoria: Biologia Artigos |
O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric |
Versão: pdf Atualização: 12/12/2011 |
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.
São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.
Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.
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818 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências |
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