SUCCI, Camila de Menezes S; WICKBOLD, Daniela; et all
Avaliar o conteúdo dos livros do ensino fundamental nos conceitos e nas informações que trazem sobre vacinação. Apesar da importância do tema vacinação e das recomendações do MEC, mais da metade dos livros pesquisados apresentou alguma informação errada sobre o assunto.
GIRALDI, Patrícia Montanari Giraldi & SOUZA, Suzani Cassiani de
O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no âmbito de um trabalho de mestrado que teve como objetivo central investigar o uso e funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia, de modo particular, no que se refere a conceitos/fenômenos que envolvem o tópico citologia.
Em 1993, um surto leishmaniose tegumentar americana (LTA) foi detectado no povoado rural de Canoa, município de Santo Amaro, Bahia. Um estudo observacional prospectivo delineou-se, com objetivo de determinar as taxas de frequência e caracterizar clinicamente a doença.
CODES, Liana; JESUS, Rogério Santos de; CUNHA, Simone; et all
Existem interações entre viroses hepatotrópicas e o sistema imunológico do hospedeiro que podem influenciar na patogenicidade da agressão hepática. O objetivo deste trabalho foi investigar a frequência de auto-anticorpos na fase aguda da hepatite viral, sua relação com atividade bioquímica, gravidade da doença e cronicidade.
TORIJA, Beatriz Bravo; EIREXAS, Fins; ALEIXANDRE, Maria Pilar Jiménez
Discute-se o planejamento de uma unidade didática sobre a gestão dos recursos do mar e a aquicultura na escola secundária, que aborda um problema autêntico que suscita grande controvérsia social: a instalação de granjas de cultivo de peixes no litoral da Galícia. O enquadramento teórico inserta-se na perspectiva do pensamento crítico e o trabalho com conflitos, partindo dos nossos resultados de pesquisa sobre as dificuldades para a construção das noções de problema ambiental e recursos naturais por parte do alunado da escola secundária.
O grau de ameaça e a importância ecológica dos mamíferos terrestres de médio e grande porte evidenciam a necessidade da busca de informações em inventários e diagnósticos ambientais. Objetivo deste estudo foi inventariar e avaliar a frequência de ocorrência e riqueza de espécies de mamíferos de médio e grande porte na Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso, em Viçosa - MG. A área de estudo foi aleatoriamente percorrida, em busca de evidências indiretas e diretas de mamíferos.
Palavras-chave: Mamíferos. Riqueza de espécies. Pegadas. Mata Atlântica.
Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.
Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.
Neste artigo discute-se o trabalho com valores em Educação Ambiental, o que exige uma fundamentação e posicionamento adequados. Diante do impasse entre posições relativistas e universalistas para a educação em valores, aponta-se para a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta.
SILVA, Emanuel Marques da & FISCHER, Marta Luciane
O Estado do Paraná registra anualmente uma média de 2.577 acidentes loxoscélicos por ano, logo o conhecimento da distribuição das espécies do gênero Loxosceles é extremamente importante para elaboração de ações de controle e manejo. Realizou-se o mapeamento das Loxosceles tombadas em diferentes coleções científicas.
Este artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula.
Palavras-chave: Habitus professoral. Ensino. Sala. Aula.