Categoria: Biologia Artigos |
Manguezais: as florestas da Amazônia costeira |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MENEZES, Moirah Paula Machado de
Os manguezais da costa amazônica, distribuídos por Amapá, Pará e Maranhão, ocupam uma área de 9 mil Km² e correspondem a 70% dos manguezais do Brasil. Os 679 Km de linha de costa entre os estados do Pará e do Maranhão formam o maior cinturão contínuo de manguezais do mundo. Essas florestas de mangue com árvores de grande porte, situadas no litoral atlântico e recostadas por rios e canais de águas escuras e tranquilas, são o refúgio de diversas espécies de crustáceos, peixes, moluscos e aves marinhas. Os mangues amazônicos, porém, ainda são desconhecidos pela maioria dos brasileiros.
Palavras-chave: Ecologia. Biodiversidade. Mangues. Amazônia. Espécies. Refúgio.
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1836 0 bytes UFPR |
Categoria: Biologia Artigos |
Biologia Molecular na Educação Básica: explorando possibilidades de aprendizagem em um espaço não fo |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OVIGLI, Daniel F.B.; BOSSOLAN, Nelma R.S.; BELTRAMINI, Leila M. Um dos objetivos assumidos pela Coordenadoria de Educação e Difusão Científica do CBME é contribuir tanto para a disseminação quanto para o aprendizado de técnicas e conceitos básicos na área de Biologia Celular e Molecular, de modo que o público possa ter o interesse científico despertado, bem como associar estes avanços com sua realidade. Nesse contexto, foi implantado um Espaço Interativo, aberto ao público escolar e não escolar, com diversas atividades que abordam conceitos básicos dessas áreas, passando por algumas doenças consideradas negligenciadas pelos laboratórios farmacêuticos e que são objeto de pesquisas do CBME, até as tecnologias atuais envolvidas no estudo das biomoléculas. Assim, o presente trabalho objetiva a apresentação desse espaço considerando as possibilidades de aprendizagem em Biologia Celular e Molecular por ele oferecidas, bem como sua contribuição no processo de divulgação científica enquanto um centro de ciências.
Palavras-chave: Biologia. Molecular. Educação não formal. Museus. Ciências. Biotecnologia.
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1887 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biolo |
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