Categoria: Biologia Artigos |
A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio: uma abordagem em artrópodes |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ROCHA, A. R.; MELLO, W. N. DE; BURITY, C. H. DE F.
Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos para o ensino de artrópodes abordando as diferenças entre classes Insecta, Crustacea e Chelicerata. Acreditando que a visualização da morfologia externa e a confecção de modelos efetuada pelos próprios alunos pode ser um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelecendo relações de proporcionalidade aproximam o modelo didático da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético.
Palavras-chave: Ensino médio. Modelos didáticos. Artrópodes.
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591 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Aspectos sócioambientais da expansão da dengue no Paraná |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MENDONÇA, F.; DE PAULA, E. V.; DE OLIVEIRA, M. M. F.
A dengue corresponde, no momento atual, a um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países tropicais, onde as condições do ambiente associadas à ineficácia das políticas públicas de saúde favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Dentre os fatores a serem considerados na expansão da doença pelo território paranaense verificou-se que o clima apresentou uma relação bastante evidente, já que a análise das condições climáticas do estado e da capital possibilitou a identificação de alterações climáticas no decorrer do período estudado e revelaram tendência ao aquecimento. No entanto, é importante salientar que os aspectos ambientais não devam ser considerados isoladamente, sendo relevantes também as condições socioeconômicas e culturais das populações residentes nas localidades onde o número de focos do vetor é elevado.
Palavras-chave: Artópodes. Insetos. Ambiente. Políticas Públicas. Condições Socioeconômicas. Cultural. Vetor.
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1194 0 bytes UFPR |
Categoria: Biologia Artigos |
Atividades práticas de laboratório no Ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência |
Versão: PDF Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E.da S.
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma experiência com atividades práticas de laboratório nas disciplinas de Ciências e Biologia, contemplando as diferentes etapas do processo, ou seja: escolha, obtenção de materiais e teste das atividades; elaboração do roteiro para o aluno e o professor; e a aplicação das atividades. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Prof. José Pedretti Neto, localizada no município de Botucatu–SP, e teve como objetivos investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório em escolas estaduais, bem com auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Atividades práticas. Práticas de laboratório de Ciências. Práticas de laboratório de Biologia. Laboratórios escolares.
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