A teoria evolutiva darwiniana tornou-se o atual paradigma nas ciências biológicas desde a formulação da teoria sintética nas décadas de 1930 e 1940. No entanto, o alcance da teoria darwiniana tem impactado áreas do conhecimento que vão muito além da biologia. O objetivo deste artigo é fazer uma incursão histórica sobre a relação entre a teoria evolutiva biológica e as ciências humanas. A partir desta perspectiva histórica é possível fazer uma reflexão sobre o papel do biólogo nesse diálogo, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito social.
Palavras-chave: História da biologia. Humanidades. Sociedade. Interdisciplinaridade.
O objetivo desta comunicação é discutir a relação entre a segurança alimentar e os alimentos geneticamente modificados. A biotecnologia e a engenharia genética têm sido encaradas como parte da segunda revolução verde, justificando-se, entre outras prerrogativas, o uso de alimentos transgênicos como solução do problema da fome no mundo, sem risco à saúde da população e ao meio ambiente.
O clima da Terra está mudando e, simultaneamente, presenciamos uma acelerada perda da biodiversidade. Grandes extinções derivadas de mudanças climáticas já aconteceram na vida na Terra. Estamos, então, presenciando mais um evento natural de extinção em massa? Este artigo visa discutir essa pergunta.
O clima da Terra está mudando e, simultaneamente, presenciamos uma acelerada perda da biodiversidade. Grandes extinções derivadas de mudanças climáticas já aconteceram na vida na Terra. Estamos, então, presenciando mais um evento natural de extinção em massa? Este ensaio visa discutir essa pergunta.
Objetivou-se investigar o que alunos da etapa final da educação básica sabem sobre transgênicos e quais suas opiniões sobre as aplicações e implicações desta biotecnologia. A investigação foi realizada por meio de questionários aplicados a cem alunos do 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais da região Noroeste do Paraná.
Atualmente, nos deparamos com um número acelerado e crescente de descobertas científicas e muitas dessas descobertas englobam o campo da Biologia. Dessa forma, os professores de Biologia e de disciplinas correlatas ficam encarregados de estarem continuamente em atualização e sincronia com toda essa dinâmica científica. Porém, o que vai determinar o aprendizado do aluno, em todos os níveis do ensino, em detrimento de conteúdos decorados que são esquecidos após as avaliações, são as formas didáticas que os professores da referida área do saber irão utilizar.
Palavras-chave: Conhecimento. Função da escola. Ciências. Biologia. Didática.
3550 0 bytes Instituto Superior de Educação da Zona Oeste/Faete
O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças.
O objetivo deste artigo é revisar os principais processos envolvidos na regulação do metabolismo intermediário celular. Em relação a regulação enzimática dois aspectos são discutidos com maior ênfase, a regulação alostérica e hormonal. O artigo discute como o status energético da célula influencia diretamente a regulação metabólica intra e extracelular, a importância dos mecanismos de fosforilação na regulação enzimática e como vias metabólicas importantes são reguladas de modo recíproco e antagônico.
Nas controvérsias atuais sobre raça e diferença racial nos agravos à saúde, a epidemiologia é vista como detentora de autoridade para confirmar ou refutar a verdade científica dessas diferenças. Ao apontar as discussões sobre as limitações da epidemiologia dos fatores de risco, vertente hegemônica nas abordagens epidemiológicas, buscou-se destacar nesse artigo o caráter ideológico dos pressupostos causais e as estratégias epistemológicas que reiteram e reificam as diferenças raciais na saúde com base no determinismo biológico e no reducionismo estatístico. O objetivo deste trabalho é destacar as possibilidades de contestação de algumas interpretações dos achados epidemiológicos sobre diferenças raciais na saúde, enfatizando os aspectos políticos e ideológicos da ciência e provendo os investigadores de argumentos que ajudem a superar o racialismo que permeia algumas hipóteses causais acerca da diversidade humana e doença.
O trabalho interdisciplinar é um desafio apresentado para todos professores, dos diversos níveis de ensino e para ser exercido exige o diálogo entre as áreas diversas. Neste trabalho, apresentamos algumas possibilidades interdisciplinares entre a Biologia e a Geologia, a partir da disciplina Elementos de Geologia, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Palavras-chave: Formação inicial. Interdisciplinaridade. Ensino de Biologia. Ensino de Geologia.
3146 0 bytes Revista de Educação em Ciências e Tecnologia