O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo. Analisamos os resultados de dois professores sob esse referencial, como substrato para a discussão que se pretende desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores.
Palavras-chave: Biologia. Relações com o saber. Atividades experimentais.
MARTINS, André Vianna & PACHECO, Luciana Gonçalves
Este trabalho desenvolve uma revisão, fundamentada em outros trabalhos, demonstrando a importância da realização de estudos das amebas de vida livre, bem como enfatiza a necessidade da criação e aplicações de ações que visem à conscientização das pessoas sobre o que essas amebas representam, seus potenciais riscos para os indivíduos, além de elucidar os mecanismos de infecção utilizados e as formas de prevenção contra esses protozoários.
Na presente comunicação apresenta-se uma investigação conduzida com o objetivo de analisar de que modo a Internet, enquanto meio de consulta e de comunicação, pode contribuir para a construção de Conhecimento Didático (CD) de Alunos, Futuros Professores de Biologia (AFPB).
Uma das características do ensino em CTSA é propor um trabalho no sentido de despertar uma visão crítica da atual situação ambiental decorrente do uso da ciência e tecnologia, que afetam o ambiente e as sociedades. Daí a importância de trabalhar o conteúdo ecologia por meio de letras de músicas que despertem esse olhar crítico para as ações humanas. Para tanto, este estudo se configura como uma pesquisa participante, que contempla técnicas de pesquisa, processos de ensino e aprendizagem e programas de ação educativa. Assim, verificou-se que a utilização da música em sala de aula despertou o interesse e a participação dos alunos em todas as atividades: ao se envolverem na interpretação de músicas e elaboração de paródias ampliaram sua compreensão dos conceitos ecológicos e das relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Além disso, o uso da música despertou um senso crítico em relação à problemática ambiental.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Conceitos ecológicos. Música no ensino. Enfoque CTSA.
CAMPOS, Luciana M. Lunardi; & DINIZ, Renato Eugênio da Silva
Este artigo apresenta dados de uma investigação sobre possíveis conhecimentos ou saberes que professores de Ciências e Biologia possuem e que seriam decorrentes de suas experiências profissionais. Foram investigados 43 professores da rede pública estadual, vinculados à Diretoria de Ensino do município de Botucatu, SP.
Palavras-chave: Professores de Ciências. Biologia. Saberes da experiência. Prática docente.
Este trabalho tem por função discutir os desafios que se colocam hoje para a disciplina de Prática de Ensino nas diferentes áreas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e do Ensino de Ciências.
As bactérias produtoras de β-lactamases de espectro estendido (ESBL) são entre as Gram negativas, as maiores responsáveis pela ocorrência e disseminação mundial de resistência em ambientes hospitalares. Klebsiella pneumoniae é a espécie em que se descreve produção de ESBL com maior frequência. É importante patógeno de infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar podendo causar morbidade severa e mortalidade. O número de surtos hospitalares causados por K. pneumoniae é cada vez maior com a mudança no padrão de sensibilidade aos antimicrobianos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos de amplo espectro e monobactâmicos, principalmente cefalosporina de terceira geração. Sua transmissão ocorre por contato direto ou por fonte comum.
A memória biológica foi tradicionalmente concebida como escrita sagrada, cuja sintaxe estaria vedada ao ser humano, ele próprio produto da palavra divina. A partir dos avanços recentes da biologia molecular, no entanto, essa sintaxe e essa escrita estariam sendo desveladas e apropriadas pela tecnociência. Este artigo investiga a relação entre a digitalização da vida e a lógica matemática que determina a dinâmica interna desta forma de escritura.
TEIXEIRA, Lia Cardoso Rocha Saraiva & OLIVEIRA, Ana Mourão
Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as consequências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados.
O autor procura levantar uma série de questões relacionadas ao avanço acelerado da biotecnologia e aos paradigmas que fundamentam tal avanço, como o determinismo genético. É demonstrado que as ciências biológicas sentem-se tão confortáveis com seus últimos desenvolvimentos que pressupõem amplos esquemas interpretativos para todos os campos da existência, principalmente para as ciências do comportamento e da cultura. É problematizada a ambivalência da questão da genética na relação entre as ciências sociais e a biologia.