Foi aplicada a metodologia lúdica aos alunos da escola Estadual de 1° e 2° graus Virgílino Jaime Zinn. Nela foi feita a exposição da anatomia, fisiologia, ecologia e comportamento da ordem aracneae da classe dos aracnídeos. Após, foram aplicadas dinâmicas que possibilitaram a verificação do grau de conhecimento adquirido pelos alunos.
Durante a Feira da Ludicidade foi aplicado o estudo sobre o Tuco-Tuco, gênero Ctenomys, aos alunos da escola Estadual de 1° e 2° graus Diva Costa Fachin. Nela foi exibido um material em PowerPoint que tratava da anatomia, fisiologia, ecologia e comportamento do Tuco-Tuco, contendo a vocalização do roedor. Após, foram aplicadas dinâmicas lúdicas que possibilitaram a verificação do grau de conhecimento adquirido pelos alunos.
WASKO, Adriane P. ; BENTO, Ana Paula; FERREIRA, Daniela C. et all
Uma proposta de representação teatral foi elaborada por alunos do ensino médio da rede pública, sob a supervisão de docentes e alunos de pós-graduação, durante uma atividade de um grupo de extensão universitária cujo objetivo relacionava-se à popularização e à difusão da ciência. Esta proposta configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e Biologia Celular e tem como finalidade transmitir conceitos destas áreas de formação criativa, lúdica e interativa.
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno de
Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.
MINEO, Tiago Wilson Patriarca; LANZA, Henrique; SOUZA, Maria Aparecida de
As neurotoxinas produzidas por Clostridium botulinum (BoNT sorotipos de A - G), são as proteínas bacterianas de maior letalidade conhecidas até hoje. O desenvolvimento de ferramentas biológicas da toxina é de valiosa importância no esclarecimento da doença. No presente trabalho foram produzidos quatro anticorpos monoclonais contra a toxina botulínica tipo D, todos do isotipo IgG3. Estes anticorpos (1H10, 1F7, 2A1, 2H8) apresentaram reatividade específica à toxina botulínica tipo D, pelo teste ELISA.
DEBBIO, Carolina Beltrame del; TONON, Lenita Maria; SECOLI, Silvia Regina
Os anticorpos monoclonais (AM) representam uma nova opção terapêutica utilizada em oncologia. Assim, buscou-se identificar os AM disponíveis no mercado e descrever seus aspectos farmacológicos. Trata-se de estudo de revisão, cuja coleta de informações ocorreu em bases de dados, index e acervos de bibliotecas.
O conteúdo desta revisão bibliográfica inclui um grupo de vários estudos que enfoca a atenção na produção, espécies para a aquicultura, tecnologias, aspectos econômicos, condições ecológicas e perspectiva para a promoção do desenvolvimento do cultivo de algas autossustentável, proporcionando dessa forma informações sobre a atual situação dos cultivos no Nordeste do Brasil. As análises demonstraram um considerável potencial para o desenvolvimento do cultivo de algas.
Palavras-chave: Cultivo de algas. Status atual. Sustentabilidade. Social-econômico-ambiental.
O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças.
A viviparidade em Squamata é derivada da oviparidade e surgiu mais de 100 vezes distintas dentro do grupo. Uma das hipóteses que melhor explica esta transição está relacionada aos requerimentos térmicos dos embriões em desenvolvimento. As trocas gasosas e umidade do substrato de incubação, entretanto, também são fatores fundamentais para sobrevivência nos estágios embrionários. Estes últimos fatores, por sua vez, podem ser os responsáveis pela raridade de estágios intermediários de desenvolvimento no momento da postura, uma vez que um compromisso evolutivo entre o prolongamento da retenção uterina e a espessura da casca é claramente identificado.
Palavras-chave. Evolução da viviparidade. Squamata. Estágios de desenvolvimento.
Atualmente, nos deparamos com um número acelerado e crescente de descobertas científicas e muitas dessas descobertas englobam o campo da Biologia. Dessa forma, os professores de Biologia e de disciplinas correlatas ficam encarregados de estarem continuamente em atualização e sincronia com toda essa dinâmica científica. Porém, o que vai determinar o aprendizado do aluno, em todos os níveis do ensino, em detrimento de conteúdos decorados que são esquecidos após as avaliações, são as formas didáticas que os professores da referida área do saber irão utilizar.
Palavras-chave: Conhecimento. Função da escola. Ciências. Biologia. Didática.
3505 0 bytes Instituto Superior de Educação da Zona Oeste/Faete