Categoria: Biologia Artigos |
O gordo em pauta: representações do ser gordo em revistas semanais  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SUDO, Nara & LUZ, Madel T
A cultura ocidental valoriza a magreza, embasada principalmente pelas descobertas da biomedicina, que acabou por transformar o corpo gordo em sinônimo não apenas de falta de saúde, mas em um “corpo desυmanizado”, um caráter pejorativo de falência moral. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar as representações sociais acerca do ser gordo, através de uma análise qualitativa e interpretativa de catorze matérias que foram capas de duas revistas semanais brasileiras: Veja e Isto É, entre os anos de 1997 e 2002. Buscamos, através da análise bibliográfica em conjunto com o material de campo, refletir sobre as representações sociais sοbre o ser gordo na atualidade.
Palavras-chave: Obesidade. Ser gordo. Representações sociais. Revistas semanais. Cultura.
|
558 0 bytes UFRJ |
Categoria: Biologia Artigos |
O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre  |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.
Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.
|
562 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
|