Categoria: Biologia Artigos |
O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que se |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MOREIRA, L. M.
Com muita frequência, conceitos científicos sofrem alterações por intermédio de novas descobertas, mas pouco deste novo conhecimento é repassado aos alunos, principalmente àqueles que compõem o Ensino Fundamental II (EF-II) e o Ensino Médio (EM), pois a complexidade das informações geradas dificulta esta abordagem. Entretanto, dia após dia se fala cada vez mais em assuntos que mexem com a curiosidade das pessoas, como é o caso do DNA e do metabolismo, geralmente relacionando tais assuntos com doenças emergentes como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Neste trabalho são descritas duas atividades lúdico pedagógicas que demonstram, de maneira prática, uma alternativa sobre como ensinar os processos de divisão celular mitótica e fisiologia do sistema respiratório para alunos do EF-II, envolvendo a descoberta de conceitos importantes para a compreensão dos fenômenos moleculares envolvidos com estes assuntos.
Palavras-chave: Ensino. Bioquímica. Biologia. Molecular. Fundamental. Médio. Ferramentas. Lúdicas. Mitose. Transporte de oxigênio.
|
1084 0 bytes Unicamp |
Categoria: Biologia Artigos |
O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.
Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.
|
488 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
|