Categoria: Biologia Artigos |
Educação ambiental - análise do conhecimento de alunos do pré-vestibular sobre a importância da cons ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
STADLER, F. de A.
A educação ambiental se concebe como um processo permanente em que o indivíduo adquire conhecimentos, valores, consciência e competência para resolver os problemas atuais e futuros do meio ambiente. É o principal foco deste trabalho, tomando como estampa a exploração desenfreada da Mata Atlântica, o terceiro maior bioma e a segunda maior floresta brasileira. O objetivo deste trabalho é levar, aos alunos concluintes do ensino médio, uma palestra esclarecedora dos assuntos que envolvem características, localização e formas de preservação deste bioma tão importante, onde apesar de grande parte da fauna e flora dessa floresta estar correndo risco de extinção, ainda hoje são encontradas novas espécies endêmicas.
Palavras-chave: Educação ambiental. Mata Atlântica. Preservação.
|
585 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio: uma abordagem em artrópodes ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ROCHA, A. R.; MELLO, W. N. DE; BURITY, C. H. DE F.
Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos para o ensino de artrópodes abordando as diferenças entre classes Insecta, Crustacea e Chelicerata. Acreditando que a visualização da morfologia externa e a confecção de modelos efetuada pelos próprios alunos pode ser um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelecendo relações de proporcionalidade aproximam o modelo didático da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético.
Palavras-chave: Ensino médio. Modelos didáticos. Artrópodes.
|
581 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Diferenças de gênero no desenvolvimento sexual: integração dos paradigmas biológico, psicanalítico e ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 4/5/2012 |
Descrição:
PARISOTTO, L. et al.
O desenvolvimento sexual masculino e feminino tem sido fonte de incontáveis questionamentos em várias áreas do conhecimento humano ao longo da história da humanidade. Diversas especialidades têm estudado o tópico da sexualidade de forma dissociada, dificultando a sua compreensão global e a abordagem terapêutica de seus transtornos. A busca de integração de diferentes teorias oriundas, tanto dos processos fisiológicos básicos que originam a vida, quanto dos campos mais complexos da psicanálise, tem sido um dos grandes desafios da prática clínica. Propõe-se, então, um artigo com o objetivo de descrever as diferenças de gênero no desenvolvimento sexual humano, à luz dos vértices biológico, psicanalítico e evolucionista, buscando-se pontes de conexão entre estes paradigmas, para uma visão mais integrada do processo de ser masculino ou feminino.
Palavras-chave: Sexualidade. Diferenças de gênero. Biologia. Psicanálise. Evolução.
|
566 0 bytes Revista de Psiquiatria - RS |
|