Categoria: Biologia Artigos |
O Conceito de Biossegurança à Luz da Ciência Pós-Normal: avanços e perspectivas para a saúde coletiv |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NEVES, Tatiana Pereira das; PORTO, Marcelo Firpo de Souza; et all
Trata-se de um estudo de natureza teórico-conceitual, que analisa as limitações do conceito de biossegurança à luz da ciência pós-normal, buscando contribuir para o debate sobre as controvérsias associadas à biossegurança. Parte do pressuposto que a noção de biossegurança, ao basear-se em uma abordagem eminentemente tecnicista do risco, não responde de maneira satisfatória às questões que se apresentam. Sendo o principal propósito da biossegurança proteger a saúde e o meio ambiente, torna-se necessária uma mudança da perspectiva reducionista da ciência tradicional, na qual a noção de biossegurança foi concebida. Essa mudança deve ocorrer dentro de uma abordagem ampla, que destaque as noções de incerteza, complexidade e qualidade, assim como considerar a pluralidade de atores e interesses envolvidos nos complexos problemas ambientais e de saúde.
Palavras-chave: Biossegurança. Ciência. Pós-Normal. Saúde. Coletiva.
|
696 0 bytes Saúde Sociedade - São Paulo |
Categoria: Biologia Artigos |
O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric |
Versão: pdf Atualização: 12/12/2011 |
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.
São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.
Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.
|
780 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências |
Categoria: Biologia Artigos |
O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.
Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.
|
488 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
|