Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
FORNAZIERO, C. C. ; RODRIGUES GIL, C. R.

Hoje em dia, as mudanças sociais nos levam a acreditar que o grande desafio de uma universidade é formar um profissional da saúde com um perfil criativo frente aos muitos problemas do cotidiano. Esse profissional deve conhecer a tecnologia em vigência, dominar dinâmica de grupo, ser uma pessoa sem preconceitos e também ser capaz de lidar com o pluralismo social. Este artigo pretende apontar as inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar o aprendizado de Anatomia Humana mais interessante e contribuir para a qualidade do ensino da Anatomia. Também é importante provocar uma reflexão e uma reavaliação da prática educacional, proporcionando alternativas para introduzir a realidade social de um profissional de saúde no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Anatomia. Educação médica. Desenvolvimento tecnológico.

Downloads 517  517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Médica  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O caramujo exótico invasor na vegetação nativa em Morretes, PR: diagnóstico da população de Achatina Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FISCHER, Marta Luciane; SIMIÃO, Mônica; COLLEY, Eduardo; et all

O caramujo gigante africano Achatina fulica é frequentemente encontrado em ambientes antrópicos em diferentes municípios brasileiros, o que leva a considerar a possibilidade que seu estabelecimento esteja associado a ambientes alterados. esta forma, objetivou-se diagnosticar o sítio de ocorrência e as características da população do caramujo invasor em um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no município de Morretes, PR.

Palavras-chave: Caramujo. Gigante. Africano. Invasão. Biológica. Fauna. Urbana. Espécie. Exótica. Invasora. Floresta. Ombrófila. Densa.

Downloads 459  459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biota Neotropica  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Biossegurança à Luz da Ciência Pós-Normal: avanços e perspectivas para a saúde coletiv Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NEVES, Tatiana Pereira das; PORTO, Marcelo Firpo de Souza; et all

Trata-se de um estudo de natureza teórico-conceitual, que analisa as limitações do conceito de biossegurança à luz da ciência pós-normal, buscando contribuir para o debate sobre as controvérsias associadas à biossegurança. Parte do pressuposto que a noção de biossegurança, ao basear-se em uma abordagem eminentemente tecnicista do risco, não responde de maneira satisfatória às questões que se apresentam. Sendo o principal propósito da biossegurança proteger a saúde e o meio ambiente, torna-se necessária uma mudança da perspectiva reducionista da ciência tradicional, na qual a noção de biossegurança foi concebida. Essa mudança deve ocorrer dentro de uma abordagem ampla, que destaque as noções de incerteza, complexidade e qualidade, assim como considerar a pluralidade de atores e interesses envolvidos nos complexos problemas ambientais e de saúde.

Palavras-chave: Biossegurança. Ciência. Pós-Normal. Saúde. Coletiva.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Saúde Sociedade - São Paulo   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.

São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.

Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.

Downloads 724  724  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento de recursos alternativos em pesquisa com animais de laboratório Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Letícia Meira; & ACRA, Luiz Antônio

O presente artigo tem por objetivo levantar dados sobre a questão da utilização de recursos alternativos em substituição aos animais de laboratório, bem como averiguar o nível de conhecimento e a possibilidade de utilização desses meios por parte de professores, alunos e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Palavra chave: Bioética. Recursos alternativos. Animais de laboratório.

Downloads 930  930  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O conteúdo estruturante Ambiente segundo uma perspectiva integradora Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
BANDEIRA, Silmara Aparecida Meira; & SANTOS, Julio Trevas dos

Propôs-se neste trabalho a observação, a análise e a complementação da apresentação do Conteúdo Estruturante Ambiente em livros didáticos de Ciências que foram indicados pelo Guia de Livros Didáticos do MEC. A proposta justifica-se no fato dos livros didáticos estarem em concordância com os PCN e poderem não atender (ou atender com ressalvas) às DCE de Ciências do Estado do Paraná.

Palavras- chave: Livro didático. Ambiente. Ciências. Conteúdo estruturante.

Downloads 2290  2290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro - PR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O darwinismo e seu outro, a teoria transformacional da evolução Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAPONI, Gustavo

O programa darwiniano sempre teve que enfrentar o desafio de uma plêiade de teorias alternativas que, por compartilhar um conjunto de pressupostos fundamentais, podem ser consideradas como formulações distintas de um único programa de pesquisa dirigido para o objetivo de articular aquilo que, seguindo a Richard Lewontin e a Elliot Sober, podemos caracterizar como uma explicação transformacional da evolução, alternativa à explicação de tipo variacional ou selecional proposta por Darwin.

Palavras-chave : Darwinismo. Teorias selecionais. Teorias transformacionais. Teorias alternativas. Evolução. Tipologia.

Downloads 462  462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo Brasil  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/1/2010
Descrição:
FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; & CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de

Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil).

Palavras-chave: Educação ambiental. Direito ambiental. Ensino Médio.

Downloads 2180  2180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciência Educacional  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Biologia Molecular em Faculdades e Escolas médias de São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Solange Soares; MALACHIAS, Maria Elena Infante; et all

O objetivo deste estudo foi avaliar as principais dificuldades do professores, tanto de ensino médio como de ensino superior, na compreensão e interligação de conceitos básicos de Biologia Molecular (BM), além de avaliar também de que maneira tópicos relacionados a este tema, como engenharia genética, alimentos transgênicos e projetos genoma estão sendo abordados.

Palavras-chave: Ensino. Genética. Biologia. Molecular. Concepções. Inadequadas. Alfabetização. Científica. Ciências.

Downloads 1274  1274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.

Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.

Downloads 456  456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 22 23 24 25 26 27 »