REIS, Sebastiana Lindaura de Arruda & BELLINI, L. M
As investigações etnobotânicas trazem contribuições para a conservação da diversidade biológica e cultural da região estudada. Este estudo analisou uma população de diferentes comunidades de duas bacias hidrográficas: bacia do rio Paraná e bacia do rio Cuiabá, distribuídas numa zona ripária onde convivem com diferentes fatores hidrológicos, geomorfológicos e ecológicos. Os ribeirinhos das duas regiões apresentaram uma lista de enfermidades e sempre com a determinada planta para curá-las ou aliviar suas dores. O ribeirinho não só detém o conhecimento de plantas usadas como remédios como também, possuem um profundo conhecimento das características fenológicas e ecológicas das plantas devido a sua constante convivência com o reino vegetal, ligada à experimentação e investigação.
MOTTA, Micheline Barbosa da & TEIXEIRA, Francimar Martins
A Filariose linfática é uma parasitose endêmica em Pernambuco desde 1918, com focos persistentes e em expansão na Região Metropolitana do Recife, tornando-se um desafio premente a ser encarado tanto pelas autoridades de saúde pública, como pela população e escolas de áreas de risco. Como subsídio para o planejamento de estratégias pedagógicas que estimulem os alunos a vivenciarem medidas preventivas para controle da doença, identificamos modelos mentais de cinquenta alunos (nove-dez anos), residentes em áreas endêmicas da região metropolitana.
O uso de animais em aulas práticas no ensino superior requer preocupações bioéticas, para que a formação dos conceitos zoológicos seja acompanhada de critérios humanísticos. Isto é especialmente importante em cursos de formação de professores, pois a abordagem adotada se refletirá na forma como atuarão no ensino básico. Esta pesquisa buscou analisar as concepções e atitudes de professores e estudantes universitários de Ciências Biológicas sobre o uso de animais em situações didáticas.
Palavras-chave: Bioética. Bem estar. Animal. Ensino. Ciências. Legislação.
As investigações em ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes de Ensino Médio, sobre alguns temas na área da genética.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções prévias. Genética.
Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se-á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.
Palavras-chave: Conceito de gene. Visão sistêmica da Biologia. Formação de professores.
DELUCA, Ana Paula Teixeira & GRANDI, Adriana Maria de
Contribuição da Professora Ana Paula Teixeira Deluca.
A produção de resíduos sólidos está condicionada as atividades do homem e dentre outros fatores ao seu poder de consumo. Entretanto com a introdução de produtos cada vez mais industrializados passam a ser cada vez mais prejudiciais ao meio ambiente e as soluções para os problemas do manejo dos resíduos sólidos urbanos exigem, dentre outros, a adoção de tecnologias adequadas que são definidas por informações técnicas consistentes. O presente artigo teve por finalidade determinar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos do Bairro Bragantina e no Centro do Município de Braganey – PR, cujos resultados revelam que na coleta domiciliar houve decréscimo no teor de matéria orgânica e aumento na participação dos materiais recicláveis.
Loxosceles laeta (NICOLET, 1849) é uma espécie cosmopolita que possui grande resistência e longevidade o que favoreceu a sua distribuição passiva por diferentes países, porém no município de Curitiba representa 10% das ocorrências. Tendo em vista a importância médica e a necessidade de compreensão dos padrões envolvidos na distribuição e colonização dos ambientes antrópicos pelas espécies do gênero Loxosceles, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento sexual de L. laeta. Analisou-se 60 cópulas com fêmeas virgens velhas e novas diante de machos virgens.
OLIVEIRA, Jaime Lopes da Mota; LANGENBACH Tomaz; et all
Este trabalho avaliou o impacto negativo causado por compostos químicos em um sistema de tratamento de esgotos. Bioreatores aeróbios realizaram o processo operando em batelada com ou sem estresse químico causado pelo pesticida keltane pré-diluído ou em água ou em metanol. A eficiência deste processo foi medida pelos parâmetros físico-químicos e pela mudança na comunidade de protozoários e rotíferos do lodo biológico.
Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da competição larval intra e interespecífica entre Aedes aegypti e Aedes albopictus, sobre sobrevivência de larvas, tempo de desenvolvimento e comprimento de asa. O experimento foi realizado em três densidades com 5 proporções das espécies. A sobrevivência de Aedes aegypti apresentou-se superior a de Aedes albopictus em densidade intermediária e inferior em densidade alta. O Aedes aegypti parece apresentar maior capacidade competitiva em relação a Aedes albopictus em densidade intermediária.
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREU, Teo Bueno de
Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.