Categoria: Biologia Artigos |
Bioética com animais: uma proposta para a educação de jovens e adultos no Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FRAGA, R.F.; BORGES, R.M.R.
Este artigo apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6º etapa (referente ao 3º ano do Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de uma Unidade de Aprendizagem. As informações foram obtidas por meio de um questionário inicial de sondagem, da produção textual dos alunos ao longo da UA, do diário de aula e do questionário final. A metodologia de análise foi descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado foi possível constatar que os alunos, ao longo da UA, pesquisaram questões sociais relacionadas à ética animal partindo de suas dúvidas e questionamentos. Houve destaque no crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem. Ética animal. Reconstrução do conhecimento. Educação de Jovens e Adultos.
|
1015 0 bytes PUC-RS |
Categoria: Biologia Artigos |
Consumo de massas, biodiversidade e fitomelhoramento da banana de exportação |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOLURI, John
A exportação de banana, na América, foi constituída sob uma base genética extremamente limitada: ao longo de setenta anos, uma só variedade de banana, a Gros Michel, foi praticamente a única a ser vendida nos mercados norte-americanos. Esta variedade produzia grandes cachos, resistentes ao transporte, e dotados de um sabor e de uma casca que os consumidores norte-americanos identificavam como pertencentes a uma banana de qualidade. Entretanto, a Gros Michel também se mostrou muito suscetível a um grande número de patógenos fúngicos, incluindo o Mal do Panamá e a Sigatoka. A história dos programas de melhoramento revela uma das principais contradições da agricultura do século XX: os mesmos processos de produção massificada, que tendem a reduzir a diversidade biológica a nível local e regional, permaneciam dependentes do acesso a de um banco genético “global”, para manter níveis lucrativos de produção.
Palavras-chave: Banana. Consumo. Massa. Biodiversidade.
|
1086 0 bytes University Pittsburgh, Pennsylvania, EUA |
Categoria: Biologia Artigos |
O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que se |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MOREIRA, L. M.
Com muita frequência, conceitos científicos sofrem alterações por intermédio de novas descobertas, mas pouco deste novo conhecimento é repassado aos alunos, principalmente àqueles que compõem o Ensino Fundamental II (EF-II) e o Ensino Médio (EM), pois a complexidade das informações geradas dificulta esta abordagem. Entretanto, dia após dia se fala cada vez mais em assuntos que mexem com a curiosidade das pessoas, como é o caso do DNA e do metabolismo, geralmente relacionando tais assuntos com doenças emergentes como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Neste trabalho são descritas duas atividades lúdico pedagógicas que demonstram, de maneira prática, uma alternativa sobre como ensinar os processos de divisão celular mitótica e fisiologia do sistema respiratório para alunos do EF-II, envolvendo a descoberta de conceitos importantes para a compreensão dos fenômenos moleculares envolvidos com estes assuntos.
Palavras-chave: Ensino. Bioquímica. Biologia. Molecular. Fundamental. Médio. Ferramentas. Lúdicas. Mitose. Transporte de oxigênio.
|
1091 0 bytes Unicamp |
|