Categoria: Biologia Artigos |
Efeitos da contaminação do ambiente aquático por óleos e agrotóxicos |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BERTI, Alessandra Paim; DÜSMAN, Elisângela; SOARES, Lilian Capelari; et all
Inúmeras são as substâncias oriundas das atividades antropogênicas que alteram o ambiente. Hidrocarbonetos, gorduras e ésteres são conhecidos por constituírem o grupo de óleos e graxas, geralmente de origem mineral, vegetal ou animal. Uma característica nociva é a pequena solubilidade desses compostos, o que torna a sua degradação complexa, causando problemas no tratamento de água, bem como, dificultando a transferência do oxigênio da atmosfera para a água. Dessa maneira os hidrocarbonetos podem alterar todo o ecossistema aquático, como também outros organismos da cadeia trófica. Os agrotóxicos são outros graves contaminantes pelo fato de ter como função principal eliminar alguma forma de vida, atingindo também espécies não-alvo, além de contaminar a atmosfera, água, terra, e serem persistentes no ambiente. Dessa forma, essas substâncias não só afetam a biota aquática, mas a terrestre e consequentemente o ser humano. Assim, este trabalho visa a abordar esses contaminantes aquáticos e seus efeitos sobre o ambiente.
Palavras-chave: Contaminantes. Agrotóxicos. Água. Cadeia alimentar. Níveis tróficos. Biota.
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527 0 bytes Revista Saúde e Biologia |
Categoria: Biologia Artigos |
Educação Ambiental: Educar ou Informar? |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LORENZI, G. M. A. C.
A busca pelo questionado desenvolvimento sustentável requer reflexão sobre as ações praticadas em prol deste, no sentido que as mudanças só ocorrerão quando mudarmos nosso comportamento, quando realmente passarmos por um processo de internalização de novas crenças e valores rompendo com conceitos pré-estabelecidos, ou seja, por meio da educação. Educar é preparar para pensar certo, no sentido de tornar apto a agir, a mudar, a criar, inovar, criticar, a cooperar, a recomeçar ou voltar atrás se for preciso, a ter esperança e comprometimento com o futuro e, ainda, buscar o conhecimento. O verdadeiro objetivo da Educação está em orientar um novo sentido de viver e atuar valorizando acima de tudo a vida.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Ecologia. Política. Educacional.
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722 0 bytes UFPR |
Categoria: Biologia Artigos |
Educação ambiental - análise do conhecimento de alunos do pré-vestibular sobre a importância da cons |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
STADLER, F. de A.
A educação ambiental se concebe como um processo permanente em que o indivíduo adquire conhecimentos, valores, consciência e competência para resolver os problemas atuais e futuros do meio ambiente. É o principal foco deste trabalho, tomando como estampa a exploração desenfreada da Mata Atlântica, o terceiro maior bioma e a segunda maior floresta brasileira. O objetivo deste trabalho é levar, aos alunos concluintes do ensino médio, uma palestra esclarecedora dos assuntos que envolvem características, localização e formas de preservação deste bioma tão importante, onde apesar de grande parte da fauna e flora dessa floresta estar correndo risco de extinção, ainda hoje são encontradas novas espécies endêmicas.
Palavras-chave: Educação ambiental. Mata Atlântica. Preservação.
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597 0 bytes Unigranrio |
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