Categoria: Biologia Artigos |
Organismos Geneticamente Modificados |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
XAVIER, E.G.; LOPES, D.C.N.; PETERS, M.D.P.
Os organismos geneticamente modificados (OGMs) são manipulados de modo a favorecer características desejadas pelo homem, sofrendo alterações no genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética. Estas técnicas, referentes à biotecnologia, vêm apresentando um desenvolvimento rápido, o que tem contribuído para a obtenção de novos produtos, antes considerados impossíveis. Os avanços obtidos no campo da biotecnologia são significativos, incluindo a área médica, plantas modificadas através da bioengenharia e a aplicação da biologia molecular. Mundialmente, pesquisas estão sendo desenvolvidas para avaliar os efeitos dos organismos geneticamente modificados no que diz respeito ao cultivo, produtividade, impacto ambiental, consumo humano e animal. Desta forma, esta revisão tem como objetivos apresentar uma visão geral dos OGMs, alguns dos principais alimentos geneticamente modificados de origem animal e vegetal, bem como a sua aplicação na alimentação.
Palavras-chave: OGM. Transgênicos. Genoma. DNA. Biotecnologia. Engenharia Genética.
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777 0 bytes UFPEL |
Categoria: Biologia Artigos |
Autecologia Bauhínia forficata L. – Espécie ameaçada de extinção no ecossistema da Caatinga |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVAL, Giselle Medeiros da Costa; et all
O ecossistema Caatinga paraibana, apesar de apresentar alta diversidade biológica, vem sofrendo contínua devastação, perdendo-se com isto várias espécies características da região com grande valor econômico e medicinal, entre elas, a Bauhínia forficata Linn (mororó), que tem ação adstringente, tônica, antidiabética, diurética, efeito calmante e alto valor nutricional, madeira quase imputrescível, e indicada também em reflorestamento ambiental. Diante do exposto, objetivou-se um estudo autecológico.
Palavras-chave: Autecologia. Mororó. Caatinga. Plantas. Extinção.
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773 0 bytes Revista de Biologia e Ciências da Terra |
Categoria: Biologia Artigos |
O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric |
Versão: pdf Atualização: 12/12/2011 |
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.
São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.
Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.
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721 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências |
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