A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e seu mundo. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços foram trabalhadas de modo contextualizado durante as aulas de Biologia, com alunos do Ensino Médio. Esse trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Professor–pesquisador. Formação de professores. Alfabetização científica.
ALMEIDA, Cínthia da Fonseca; PEREIRA, Ruth Beatriz Chagas et al.
A adolescência é um período de várias mudanças, principalmente físicas. Neste período o adolescente está submetido a todos os tipos de alimentos. Este trabalho tem como objetivo avaliar o padrão do consumo alimentar diário de adolescentes, utilizando formulário de frequência alimentar por grupos de alimentos, identificando os alimentos mais consumidos associado a sua saúde.
MAI, Lilian Denise & ANGERAMI, Emília Luigia Saporiti
A prática da eugenia constitui importante tema de debate associado aos atuais avanços biogenéticos. Considerando que a centralidade da eugenia é a preocupação com a saúde e constituição das futuras gerações, e que a utilização de meios e conhecimentos científicos em prol do nascimento de uma criança física e mentalmente saudável pode ser considerada uma ação eugênica, pretende-se, nesse texto, analisar significados e contradições das ações eugenistas negativas e positivas, construídos concomitantes aos avanços técnico-científicos do século XX.
Uma das aplicações das técnicas da cultura de tecidos no melhoramento é a identificação de linhas de células que apresentam tolerância à salinidade. Vários autores obtiveram linhas de células tolerantes ao estresse salino e estudo de mecanismos bioquímicos da tolerância a sais em plantas tem demonstrado altas correlações entre estes e o acúmulo de macromoléculas em tecido de plantas superiores.
Verificar o estado da biodiversidade e as intervenções que provocaram ou provocam a sua destruição ou comprometem a sua conservação implica problematizar aspectos fundamentais do fenômeno da vida, das relações entre saúde e ambiente. Na dinâmica ecológica, a frequência de determinados seres vivos depende em grande medida da frequência de outros seres vivos. Também na saúde, a história de cada doença é dependente da história de todas as doenças, da história natural e da dos homens.
Calos de cana-de-açúcar variedade NA56-79, foram desenvolvidos em meio de cultura contendo sais minerais acrescidos de hormônios e vitaminas. Após a obtenção de quantidade suficiente de material, foram submetidos a três níveis diferentes de boro (omisso, 6,2 mg/L, 12,4mg/L).
As investigações em ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes de Ensino Médio, sobre alguns temas na área da genética.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções prévias. Genética.
ANA PAULA LEGEY, A. P. ; CLÁUDIA JURBERG, C. ; COUTINHO, C. M. L. M.
É indiscutível o recente desenvolvimento das pesquisas na área de Biologia Celular e seus impactos para a sociedade. O presente trabalho analisou dois jornais diários e três revistas semanais de grande circulação, entre setembro de 2004 e julho de 2005, a fim de avaliar a qualidade da divulgação promovida no Brasil na área de Biologia Celular. As reportagens foram categorizadas e analisadas quantitativa e qualitativamente.
ZARIFE, Maria Alice Sant'Anna; OLIVEIRA, Eline Carvalho Pimentel et all.
É descrito o primeiro caso de detecção do genótipo 4 do vírus da hepatite C (VHC) em Salvador, BA. Foram utilizados os testes de RT-PCR para detecção do VHC-RNA, e o LIPA para genotipagem. O genótipo 4 responde mal ao tratamento, sendo portanto importante a busca ativa dos contactantes.
Palavras-chave: Vírus. Hepatite C. VHC-RNA. Genotipagem.
855 0 bytes Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic
Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se-á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.
Palavras-chave: Conceito de gene. Visão sistêmica da Biologia. Formação de professores.