Categoria: Biologia Artigos |
Caracterização morfológica, viabilidade e vigor de sementes ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ademir Kleber Morbeck de ; SCHLEDER, Eloty Dias ; FAVERO, Silvio
A espécie Tabebuia aurea é encontrada em áreas de Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Pantanal, sendo utilizada para fins ornamentais, medicinais, construção civil, carpintaria e produção de carvão, entre outros. Por apresentar ampla utilização e distribuição, os objetivos deste estudo foram caracterizar morfologicamente e analisar a viabilidade e o vigor das sementes dessa espécie quando colhidas e armazenadas por diferentes períodos.
Palavras-chave: Sementes florestais. Produção de mudas. Banco de sementes. Germinação. Tabebuia aurea.
|
733 0 bytes Sociedade de Investigações Florestais |
Categoria: Biologia Artigos |
O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 12/12/2011 |
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.
São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.
Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.
|
757 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências |
|