Categoria: Biologia Artigos |
Transtorno bipolar do humor e gênero  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
DIAS, Rodrigo da Silva; KERR-CORREA, Florence; et all
Embora o transtorno bipolar (TB) ocorra quase igualmente em ambos os sexos, a fenomenologia e o curso da doença diferem no homem e na mulher. No entanto, há evidências de que mulheres bipolares, mais que os homens, apresentariam início mais tardio (em especial na quinta década de vida), ciclagem rápida, mais episódios depressivos, mais mania disfórica que eufórica, estados mistos e evolução do tipo bipolar II, ainda que os achados nem sempre sejam consistentes.
Palavras-chave : Transtorno bipolar. Gênero. Tratamento. Epidemiologia. Evolução.
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606 0 bytes Revista de Psiquiatria Clínica |
Categoria: Biologia Artigos |
Técnicas de Engenharia Genética para produção de transgênicos  |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Jennifer Gomes
Desde seu surgimento em 1973, as manipulações genéticas não cessaram em suas descobertas e aplicabilidades, dentre elas, podemos citar a inserção de genes de uma espécie para outra, que passou a ser designada como organismos geneticamente modificados ou transgênicos. A produção desses organismos possibilitou novas perspectivas tanto para agricultura, através do uso de plantas mais resistentes, como uso laboratorial devido à redução de animais usados em pesquisas. Apesar das questões éticas e ambientais que ainda são discutidas por ecologistas e empresas de biotecnologia, vários métodos já foram desenvolvidos para a produção de seres transgênicos, a metodologia utilizada varia de acordo com o tipo de modificação que se pretende obter: introdução, modificação ou inativação de um gene.
Palavras-chave: Transgênicos. Métodos. Produção.
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1951 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de Genética  |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MARTINEZ, Emanuel Ricardo Monteiro; FUJIHARA, Ricardo Toshio; MARTINS, César.
No ensino de Genética são necessárias atividades práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos como complementação dos conceitos teóricos. Existe uma intensa competição causada pela tecnologia e pela velocidade de fluxo de informações através dos meios de comunicação, como, por exemplo, a Internet, que globalizou o conhecimento. Sendo assim, considera-se interessante a abordagem de práticas, como jogos lúdicos que, com a utilização da informática, auxiliam muito no processo da aprendizagem. Esta proposta de jogo, elaborada para o Ensino Médio e Fundamental, tem como objetivo promover a difusão e a popularização da Ciência usando como ferramenta os avanços recentes da Genética e Biologia Molecular. Além do mais, configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e tem como finalidade transmitir conceitos dessa área de forma criativa, lúdica e interativa. O jogo está disponível na página de Simuladores da disciplina de Biologia.
Palavras-chave: Ensino. Jogo. Genética. Biologia Celular.
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9696 0 bytes Unesp - SP |
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