Categoria: Biologia Artigos |
O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na apre |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, S.C. DOS S.; COSTA, M. F. B. DA; LEMOS, E. DOS S.
Este artigo, objetiva analisar a partir da atividade da germinação do feijão, as concepções dos alunos acerca do conhecimento prévio e da aprendizagem dos temas da fotossíntese e respiração. A intervenção da atividade da germinação do feijão, envolvendo cinco situações diferentes, foi realizada em três etapas: a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos da fotossíntese e respiração; a discussão das ideias prévias em grupo; e a experimentação extraclasse, com elaboração de relatório individual. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se uma evolução dos conhecimentos sobre os temas envolvidos no decorrer das etapas, porém algumas ideias alternativas se mostraram persistentes. Enfim, enfatiza-se a necessidade de se planejar o ensino desses conteúdos de modo a facilitar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Fotossíntese. Respiração. Ensino médio.
|
450 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
Categoria: Biologia Artigos |
Fotossíntese e potencial hídrico foliar de plantas jovens de andiroba submetidas à deficiência hídri |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
GONCALVES, José Francisco de Carvalho; SILVA, Carlos Eduardo Moura de, et al.
O objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho fotossintético de plantas jovens de andiroba (Carapa guianensis), submetidas à deficiência hídrica e à reidratação. As plantas foram irrigadas diariamente, em casa de vegetação, durante 15 dias. Após aclimatação, as plantas foram separadas em dois tratamentos: plantas irrigadas e não irrigadas. Quando a resposta fotossintética das plantas não irrigadas alcançou valores próximos a zero, as plantas foram reidratadas. A cada sete dias, durante 21 dias, foram realizadas as determinações das trocas gasosas e da fluorescência da clorofila a.
Palavras-chave: Carapa guianensis. Déficit. Hídrico. Espécie. Arbórea. Fluorescência. Clorofila α. Trocas. Gasosas.
|
460 0 bytes Pesquisa Agropecuária Brasileira |
Categoria: Biologia Artigos |
Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAZOTO, Juliana Lacorte & TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos
Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado.
Palavras-chave: Pesquisa. Participativa. Educação. Ambiental. Trilha. Ecológica. Cerrado.
|
462 0 bytes Ciência & Educação (Bauru) |
Categoria: Biologia Artigos |
O gordo em pauta: representações do ser gordo em revistas semanais |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SUDO, Nara & LUZ, Madel T
A cultura ocidental valoriza a magreza, embasada principalmente pelas descobertas da biomedicina, que acabou por transformar o corpo gordo em sinônimo não apenas de falta de saúde, mas em um “corpo desυmanizado”, um caráter pejorativo de falência moral. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar as representações sociais acerca do ser gordo, através de uma análise qualitativa e interpretativa de catorze matérias que foram capas de duas revistas semanais brasileiras: Veja e Isto É, entre os anos de 1997 e 2002. Buscamos, através da análise bibliográfica em conjunto com o material de campo, refletir sobre as representações sociais sοbre o ser gordo na atualidade.
Palavras-chave: Obesidade. Ser gordo. Representações sociais. Revistas semanais. Cultura.
|
463 0 bytes UFRJ |
|