Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa multidisciplinar em dança: a experiência do Laborarte/Unicamp Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZACAPPA, Márcia

O presente texto descreve a experiência do Laborarte – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação - um grupo de pesquisa ligado á Pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, por meio de uma breve exposição sobre a organização, as atividades de pesquisa desenvolvidas, os pesquisadores (docentes e discentes) envolvidos e a respectiva produção acadêmica e artística.

Palavras-chave: Arte. Corpo. Dança. Educação.

Downloads 1920  1920  Tamanho do arquivo 40.84 KB  Plataforma ENGRUPEdança 2007  Site http://www.ia.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.

Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.

Downloads 1401  1401  Tamanho do arquivo 476.10 KB  Plataforma Educar, Curitiba, n.36, p.127-145  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Suzana Maria Ortiz dos

O propósito deste texto é apresentar em síntese a tese "Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas", que busca indagar e compreender o pensamento do professor de Artes Plásticas na avaliação dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental no Brasil.

Palavras-chave: Pensamento do professor. Avaliação em Artes. Teorias implícitas. Compreender.Juízo de valor. Ação reflexiva. Conhecimento leigo. Psicologia. Arte. Didática.

Downloads 3021  3021  Tamanho do arquivo 165.74 KB  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Vídeoarte: imagens do ontem e do hoje Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZANINI, Alessandra

Vídeoarte imagens do ontem e do hoje trata de questões que envolvem arte e tecnologia como um novo meio de fazer arte. O vídeo como possibilidade de exploração poética pela experiência. Arnaldo Antunes com os vídeosarte que produziu, para leitura de imagem e reflexão coletiva. Partindo destas questões o aluno produziu seu próprio vídeoarte e conseguiu relacionar questões históricas e experenciais. O vídeoarte é, sem dúvida, algo poético de se falar, pois os resultados são marcantes, únicos e atemporais. Todos os que participam deste momento envolvem-se e pensam em realizar coisas novas e partir para um novo desafio.

Palavras-chave: Experiência. Vídeoarte. FLUXUS. Arnaldo Antunes.

Downloads 12109  12109  Tamanho do arquivo 907.52 KB  Plataforma webartigos  Site http://www.webartigos.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da arte nas escolas em Curitiba (1940­ - 1960) e a criação da Escola de Música de Belas Ar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PROSSER, Elisabeth Seraphim

Este artigo trata das concepções sobre o ensino da arte nas escolas vigentes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Examina o modo como este ensino se traduziu em Curitiba, no período, perpassando a criação das Escolinhas de Arte e o legado de Villa­Lobos e seu Canto Orfeônico, bem como a legislação vigente e a presença da música e do desenho no currículo das escolas de ensino regular. Aborda, nesse contexto, a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e suas relações com outras instituições culturais e educativas de então, especialmente o Instituto de Educação do Paraná. Aponta os estreitos vínculos entre os vários membros da intelectualidade curitibana, preocupados em dotar a cidade de aparelhos culturais e educacionais, bem como algumas das numerosas iniciativas empreendidas nesse sentido.

Downloads 1188  1188  Tamanho do arquivo 156.97 KB  Plataforma Anais-III Fórum de pesquisa científica em arte   Site http://www.elisabethprosser.pro.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da gravura de arte no Paraná  Popular Versão: PDE
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Vania Maria da Silva; TORRES, Renato

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre o histórico do ensino da gravura no Estado do Paraná desde seu início, quando ainda estava atrelada aos avanços da imprensa e da tipografia no século XIX até a década atual. Nesta trajetória de desenvolvimento da Arte no Paraná destacam-se alguns fatos, tais como: as diversas dificuldades das instituições de ensino; a relevância das oficinas litográficas dos primeiros jornais paranaenses, onde os artistas começaram a produzir gravura; o movimento adiantado do litoral do Estado com a relação à cidade de Curitiba; a importância do ensino não formal na formação de diversos artistas e o ápice da gravura no Paraná com as Mostras de Gravura da Cidade de Curitiba que alcançaram repercussão nacional. Esta investigação visa enriquecer a formação do professor de Artes, pois existe uma escassez de material publicado sobre o assunto e ainda há muito que se pesquisar, visto que alguns artistas responsáveis pelo desenvolvimento do ensino da arte ainda não possuem um registro histórico compatível com a sua importância. Desta forma, esta pesquisa busca trazer a história da gravura para as aulas de artes das escolas de ensino básico destacando elementos que podem ser aprofundados e discutidos com os alunos, além de estimular a prática da técnica. Como conclusão tem-se que a escola é o espaço adequado para a divulgação da história da arte paranaense, aproximando os artistas do público e permitindo aos alunos experimentar uma prática artística que os conduza a enxergar a arte como uma possibilidade de expressão.

Palavras-chave: Educação. História da Arte-Educação. Gravura.

Downloads 1687  1687  Tamanho do arquivo 59.11 KB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR  Site http://www.pucpr.edu.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Guido Viaro: modernidade na arte e na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio

Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.

Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 63.07 KB  Plataforma Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2)  Site http://revistas.ufg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200 Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de

Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.

Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.

Downloads 2665  2665  Tamanho do arquivo 148.10 KB  Plataforma Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12  Site http://www.ufes.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Hip Hop da Floresta Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone

O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.

Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 138.38 KB  Plataforma Intercom-XVI Prêmio Expocom   Site http://www.intercom.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!“Artes Indígenas” – Territórios de diálogos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBERO, Estela Pereira Batista; STORI, Norberto

À arte indígena sempre foi destinado um espaço reduzido na história da arte brasileira, inicialmente vista como exótica e levada aos gabinetes de curiosidade da Europa pelos colonizadores, acabou por estimular a produção de importantes artistas visuais em diferentes fases dessa história de contato das culturas indígenas com a não indígena, tornando-se objeto de maior atenção graças às pesquisas em Arte e Antropologia da Arte. O distanciamento inicial talvez tenha ocorrido pela apresentação cronológica que coloca a arte indígena como anterior às influências europeias, o que induz a uma leitura evolucionista e a desvaloriza. Entretanto, a obra de artistas visuais brasileiros que foram estimulados pelo indígena e sua estética, embora numa abordagem por vezes realista e por outras bastante fantasiosa, nos ajudam na compreensão e aproximação com essas culturas.

Palavras-chave: Arte Brasileira. Arte Indígena. Antropologia da Arte.

Downloads 3681  3681  Tamanho do arquivo 425.21 KB  Plataforma  19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisado  Site http://www.anpap.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 »