Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 11234  11234  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto

O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.

Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.

Downloads 10570  10570  Tamanho do arquivo 129.06 KB  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG  Site http:// www.icpg.com.br
Avaliação: 4.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 8666  8666  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Vídeoarte: imagens do ontem e do hoje Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZANINI, Alessandra

Vídeoarte imagens do ontem e do hoje trata de questões que envolvem arte e tecnologia como um novo meio de fazer arte. O vídeo como possibilidade de exploração poética pela experiência. Arnaldo Antunes com os vídeosarte que produziu, para leitura de imagem e reflexão coletiva. Partindo destas questões o aluno produziu seu próprio vídeoarte e conseguiu relacionar questões históricas e experenciais. O vídeoarte é, sem dúvida, algo poético de se falar, pois os resultados são marcantes, únicos e atemporais. Todos os que participam deste momento envolvem-se e pensam em realizar coisas novas e partir para um novo desafio.

Palavras-chave: Experiência. Vídeoarte. FLUXUS. Arnaldo Antunes.

Downloads 7114  7114  Tamanho do arquivo 907.52 KB  Plataforma webartigos  Site http://www.webartigos.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro Popular Versão: pdf
Atualização:  1/10/2012
Descrição:
CANDA, Cilene

Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e
oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.


Downloads 6744  6744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS Canda 2012  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Formação Artística e Consciência Ambiental Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco

A Educação Ambiental, considerada como uma educação em valores, que trabalha com o conhecimento, a sensibilidade, o respeito e a formação de atitudes favoráveis ao meio ambiente tem como veículo de atuação a sua implicação desde os diversos campos de conhecimento. Por ter uma abordagem interdisciplinar, e ser tratada transversalmente no currículo escolar, a Educação Ambiental vista no âmbito da Educação Artística tem como importante fonte de pesquisa a relação Arte e Meio Ambiente.

Palavras-chave: Arte. Meio Ambiente.

Downloads 4989  4989  Tamanho do arquivo 252.98 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.nead.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A complexidade de Volpi  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NAVES, Rodrigo

Em sentido oposto à crença segundo a qual Volpi seria um artista intuitivo, este artigo sustenta que o artista chegou às soluções de sua obra a partir de uma incorporação peculiar de toda a tradição moderna. O artigo mostra ainda como a experiência de Volpi com as discussões levantadas por concretos e neoconcretos contribuiu para suas novas articulações formais, ainda que com soluções bem distantes daquelas encontradas pelos artistas dos dois grupos.

Palavras-chave: Volpi. Arte Moderna. Concretismo. Neoconcretismo.

Downloads 4862  4862  Tamanho do arquivo 311.65 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/11.pdf
Avaliação: 5.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A educação e a fábrica de corpos: dança na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZAZAPPA, Márcia

O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação. Formação professor. Arte-educação.

Downloads 4225  4225  Tamanho do arquivo 51.43 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 3556  3556  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Reprodutibilidade Técnica e as Transformações na Comunicação de Massa, na Arte e na Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DELGADO, laura Maria Miranda

Este artigo tem o foco nas influências das técnicas de produção para a massa, traçando um paralelo entre a comunicação de massa na arte e na educação, em especial na educação a distância.

Palavras-chave: Arte. Educação. Educação a distância. Produção cultural.

Downloads 3482  3482  Tamanho do arquivo 102.36 KB  Plataforma Revista Educaonline, V.3, n2  Site http://www.latec.ufrj.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 »