Categoria: Arte Artigos |
Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro  |
Versão: pdf Atualização: 1/10/2012 |
Descrição:
CANDA, Cilene
Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.
|
8753 0 bytes HOLOS Canda 2012 |
Categoria: Arte Artigos |
Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de
Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.
Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.
|
999 257.19 KB Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja http://www.revistafenix.pro.br |
Categoria: Arte Artigos |
Teatro como recurso pedagógico resgatando os valores humanos  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
JANSEN, Suellen Galvão; HILGENBERG, Gisele; ROSA, Alexandra Aparecida da; FREITAS, Patrícia. Definir-se a esse projeto como uma experiência educativa motivadora, que leva em consideração não só o aspecto da recepção, ou seja, assistir a um espetáculo, mas também, ao fazer teatral que, necessariamente, não se resume a montagem de uma peça na escola, mas, sim, o de difundir o conhecimento, fazendo a diferença na comunicação pela palavra e pelo gesto a todas as comunidades, trabalhando através do autoconhecimento com atividades baseadas em valores humanos, redescobrindo o sentido de alguns valores primordiais como: amor, paz, respeito às diferenças, solidariedade, afetividade, relações interpessoais, justiça, moral e ética.A proposta é despertar nas pessoas, principalmente professores e educadores, a importância de tais vivências no dia-a-dia. Consiste em um resgate de cultura, de valores e acima de tudo de uma identidade. O ser humano deve sempre filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-lo no dia-a-dia, precisa gerenciar todo esse “saber” para não se “estressar” e sentir-se útil e feliz na sociedade em que se vive.Utilizando-se dos jogos teatrais para que as crianças vão se identificando através do sentimento. A linguagem teatral representa a expressão dos anseios humanos independentemente da raça ou credo, incrementando assim o raciocínio mágico e a criatividade, funcionando como metáforas para as experiências dos valores humanos.Abordando a prática teatral com as crianças, proporcionando recursos teatrais visando sua utilização pedagógica, resgatando os valores humanos essenciais para uma convivência saudável, desenvolvendo potencialidades e habilidades dos alunos e buscando resgatar valores humanos como autoconhecimento.
Palavras-chave: Jogos teatrais. Valores humanos. Recursos pedagógicos.
|
1597 257.19 KB 1º CIEPG http://www.isapg.com.br/2009/ciepg/download.php?id=32 |
Categoria: Arte Artigos |
Tendências de produção científica em Arte-Educação e a proposta triangular de ensino  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Maria Cristina
O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim, Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.
Palavras-chave: Arte e educação. Proposta triangular. Psicologia da arte.
|
2295 75.58 KB Contraponto - volume 6 - nº3 https://www6.univali.br/tede/tde_busca/ |
|