Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Origami como um estímulo à criatividade das crianças das séries iniciais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, André Almeida da; SILVA, Sílvio Profirio da; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; BARROS, Mônica Germano da Silva e DOURADO, Joseana Genuíno

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do Origami para o estímulo da criatividade das crianças.

Palavras-Chave: Arte. Origami. Criatividade. Ludicidade.

Downloads 799  799  Tamanho do arquivo 24.57 KB  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro Popular Versão: pdf
Atualização:  1/10/2012
Descrição:
CANDA, Cilene

Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e
oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.


Downloads 6744  6744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS Canda 2012  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAVASSIN, Juliana

O presente artigo objetiva demonstrar que o Teatro na Educação, apesar de ser considerado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticas ainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro de um paradigma científico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os Cursos Superiores) já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produção do conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatro na Educação e diminuição das fragilidades apresenta das nessa área do conhecimento. Nesse sentido, argumenta-se sobre a fundamental importância da inf ormação e do questionamento a respeito de ações efetivas do Estado ligadas ao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também a formação de rofessores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da Educação progressista.

Palavras-chave: Arte e ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Teatro. Formação de professores.

Downloads 415  415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista científica/FAP  Site http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica3/08_Juliana_Cavassin.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa multidisciplinar em dança: a experiência do Laborarte/Unicamp Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZACAPPA, Márcia

O presente texto descreve a experiência do Laborarte – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação - um grupo de pesquisa ligado á Pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, por meio de uma breve exposição sobre a organização, as atividades de pesquisa desenvolvidas, os pesquisadores (docentes e discentes) envolvidos e a respectiva produção acadêmica e artística.

Palavras-chave: Arte. Corpo. Dança. Educação.

Downloads 1394  1394  Tamanho do arquivo 40.84 KB  Plataforma ENGRUPEdança 2007  Site http://www.ia.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Professores lendo imagens mediados por tecnologias contemporâneas  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOSNOWSKI, Katyúscia; SOSNOWSKI, Mariana

Este artigo aborda uma breve análise do vídeo “A flor mais grande do mundo” (2008), uma animação de Juan Pablo Etcheverry, de 10:03 minutos, disponível na rede mundial de computadores, endereço:http://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI acessado em 22 de dez de 2010. Pretende-se através da leitura das imagens deste vídeo elucidar alguns aspectos da leitura de imagem na formação continuada de professores de arte por meio da internet. Para fins de metodologia utilizamos os pressupostos da semiótica discursiva, fazendo uso do percurso gerativo de sentido, um modelo apresentado por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores.

Palavras-chave: Semiótica discursiva. Percurso gerativo de sentido. Leitura de imagens. Professores de arte.

Downloads 845  845  Tamanho do arquivo 237.13 KB  Plataforma III Seminário Leitura de Imagens para a Educação:   Site http://gpae.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Reprodutibilidade Técnica e as Transformações na Comunicação de Massa, na Arte e na Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DELGADO, laura Maria Miranda

Este artigo tem o foco nas influências das técnicas de produção para a massa, traçando um paralelo entre a comunicação de massa na arte e na educação, em especial na educação a distância.

Palavras-chave: Arte. Educação. Educação a distância. Produção cultural.

Downloads 3488  3488  Tamanho do arquivo 102.36 KB  Plataforma Revista Educaonline, V.3, n2  Site http://www.latec.ufrj.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de

Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.

Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.

Downloads 720  720  Tamanho do arquivo 257.19 KB  Plataforma Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
QUEIROZ e MELO, Maria de Fátima Aranha de; et al

Neste artigo, chamamos a atenção para a necessidade de assumirmos a responsabilidade sobre o destino de nosso lixo, propondo para ele uma nova utilização. Tomamos a Teoria Ator-Rede como instrumento teórico metodológico para seguir a ação desenvolvida por uma das equipes da Brinquedoteca da Universidade no que chamamos de Projeto Sucata cujo objetivo tem sido transformar sucata em brinquedo com um grupo de crianças de uma comunidade de baixo poder aquisitivo de uma cidade mineira, tendo os conceitos de tradução e mediação como suportes para a descrição das transformações operadas nas partes envolvidas.

Palavras-chave: Brinquedo-sucata. Teoria ator-rede. Tradução. Mediação.
Arte.

Downloads 394  394  Tamanho do arquivo 42.22 KB  Plataforma Psicol. Soc. v.19 n.2 Porto Alegre maio/ago. 2007   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Teatro como recurso pedagógico resgatando os valores humanos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
JANSEN, Suellen Galvão; HILGENBERG, Gisele; ROSA, Alexandra Aparecida da; FREITAS, Patrícia.

Definir-se a esse projeto como uma experiência educativa motivadora, que leva em consideração não só o aspecto da recepção, ou seja, assistir a um espetáculo, mas também, ao fazer teatral que, necessariamente, não se resume a montagem de uma peça na escola, mas, sim, o de difundir o conhecimento, fazendo a diferença na comunicação pela palavra e pelo gesto a todas as comunidades, trabalhando através do autoconhecimento com atividades baseadas em valores humanos, redescobrindo o sentido de alguns valores primordiais como: amor, paz, respeito às diferenças, solidariedade, afetividade, relações interpessoais, justiça, moral e ética.A proposta é despertar nas pessoas, principalmente professores e educadores, a importância de tais vivências no dia-a-dia. Consiste em um resgate de cultura, de valores e acima de tudo de uma identidade. O ser humano deve sempre filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-lo no dia-a-dia, precisa gerenciar todo esse “saber” para não se “estressar” e sentir-se útil e feliz na sociedade em que se vive.Utilizando-se dos jogos teatrais para que as crianças vão se identificando através do sentimento. A linguagem teatral representa a expressão dos anseios humanos independentemente da raça ou credo, incrementando assim o raciocínio mágico e a criatividade, funcionando como metáforas para as experiências dos valores humanos.Abordando a prática teatral com as crianças, proporcionando recursos teatrais visando sua utilização pedagógica, resgatando os valores humanos essenciais para uma convivência saudável, desenvolvendo potencialidades e habilidades dos alunos e buscando resgatar valores humanos como autoconhecimento.

Palavras-chave: Jogos teatrais. Valores humanos. Recursos pedagógicos.

Downloads 616  616  Tamanho do arquivo 257.19 KB  Plataforma 1º CIEPG   Site http://www.isapg.com.br/2009/ciepg/download.php?id=32
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Tendências de produção científica em Arte-Educação e a proposta triangular de ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Maria Cristina

O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim, Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.

Palavras-chave: Arte e educação. Proposta triangular. Psicologia da arte.

Downloads 2036  2036  Tamanho do arquivo 75.58 KB  Plataforma Contraponto - volume 6 - nº3  Site https://www6.univali.br/tede/tde_busca/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »