Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci

Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.

Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.

Downloads 3691  3691  Tamanho do arquivo 31.52 KB  Plataforma Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive  Site http://www.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Aproximações disciplinares: história, arte e imagem Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAUSS, Paulo

Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.

Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.

Downloads 3419  3419  Tamanho do arquivo 50.80 KB  Plataforma Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apreciação Musical para Adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. O trabalho realizado durante o ano letivo de 2000, no Colégio Rosely Scarati (SP), com alunos de 5a a 8a séries teve como objetivo desenvolver uma escuta musical crítica e consciente, bem como levar os alunos a conhecer obras, compositores e intérpretes diferentes daqueles que a mídia veicula, em especial a música erudita.
Palavras-chave: Música, apreciação musical, música erudita.

Downloads 1451  1451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical  Site http://abemeducacaomusical.org.br/anais.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAVASSIN, Juliana

O presente artigo objetiva demonstrar que o Teatro na Educação, apesar de ser considerado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticas ainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro de um paradigma científico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os Cursos Superiores) já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produção do conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatro na Educação e diminuição das fragilidades apresenta das nessa área do conhecimento. Nesse sentido, argumenta-se sobre a fundamental importância da inf ormação e do questionamento a respeito de ações efetivas do Estado ligadas ao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também a formação de rofessores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da Educação progressista.

Palavras-chave: Arte e ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Teatro. Formação de professores.

Downloads 885  885  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista científica/FAP  Site http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica3/08_Juliana_Cavassin.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro Popular Versão: pdf
Atualização:  1/10/2012
Descrição:
CANDA, Cilene

Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e
oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.


Downloads 8347  8347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS Canda 2012  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOME, Karina Barra; NOGUEIRA, Sonia Martins de Almeida

Este artigo procura ampliar constatações e considerações que abrangem o ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional. Nossa inquietação, quanto ao percurso do ensino artístico no país e a sua realidade nos dias atuais, levou-nos a contextualizá-lo a aspectos da política educacional, associando o ensino a questões que incitam a conscientização dos professores de Arte, sua atuação e o envolvimento com a prática pedagógica diante das condições educacionais que nos permite viver a política educacional marcada pela globalização e pela pós-modernidade.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Política educacional. Formação de professores. Globalização.

Downloads 2881  2881  Tamanho do arquivo 106.22 KB  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., RJ, v.16, n.61   Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
REIS, José Claudio Reis; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco

Buscar relações entre física e arte não é uma tarefa fácil. Normalmente, ambas são consideradas territórios distantes, mundos opostos do conhecimento. A física é o campo da razão, do rigor descritivo da natureza e da precisão. Já a arte está associada à intuição, à criatividade, e à liberdade de criação. Entretanto, esse distanciamento é falso uma vez que, tanto a física como a arte, não se resumem àqueles campos, sendo muito mais amplas do que possa parecer.

Palavras-chave: Equação. Física. Relatividade. Cor. Literatura. Pintura. Arte. Geometria. Cubismo.

Downloads 540  540  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência e Cultura  Site http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000300016&script=sci_arttext
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A utilização do teatro para enriquecer o aprendizado do conteúdo de Física no Ensino Fundamental e M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COSTA, Evellyne Borges; RIBEIRO, Neuci Bittencourt Pereira; SOUZA, Ruberley Rodrigues de

Neste trabalho, propomos uma integração entre o Ensino de Física e a Arte, utilizando o teatro no ensino fundamental e médio como meio para proporcionar o aprendizado de conceitos físicos dentro de um contexto histórico e social. Isso será feito a partir da montagem de uma peça teatral que tratará da contextualização histórica das contribuições de Aristóteles. Pretendemos comparar o aproveitamento dos alunos que participarão efetivamente da peça, com o dos alunos que apenas a assistirão, mostrando a importância de se conhecer a história da ciência e relacioná-la com os conceitos e leis que o aluno estuda ao longo do ensino fundamental e médio.

Downloads 1254  1254  Tamanho do arquivo 13.20 KB  Plataforma XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A repetição diferente: aspectos da arte no Brasil entre os séculos XX e XIX  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

Este texto propõe uma reflexão sobre as relações entre algumas pinturas modernistas e parte da iconografia de Dom Pedro II, realizada no século XIX, com o objetivo de ressaltar uma unidade na estrutura de composição de ambas as produções, vistas como alegorias do Brasil.

Palavras-chave: Arte. Modernismo. Século XIX.

Downloads 1356  1356  Tamanho do arquivo 877.32 KB  Plataforma Crítica Cultural - volume 4-nº2  Site http:/www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Comédias Refinadas: o teatro de Machado de Assis  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CALZAVARA, Ms. Rosemari Bendlin

A vasta produção machadiana é símbolo maior de uma escritura versátil que conduziu o escritor à consagração ainda em vida. Um percurso mais detalhado por entre a multiplicidade de gêneros textuais cultivados por Machado de Assis permite divisar, no entanto, uma linha de continuidade que atravessa sua variada obra - crônicas, contos, romances, poemas, textos críticos e peças teatrais - e que decorre de um olhar atento e aguçado sobre as contradições de sua época. O presente estudo visa analisar a obra dramática e teatral desse escritor, mais especificamente na versatilidade de suas histórias e na humanidade trágica e cômica de seus personagens que surpreendem, conquistam e provocam seus leitores.

Palavras-chave: Machado de Assis. Teatro. Comédia.

Downloads 3056  3056  Tamanho do arquivo 73.63 KB  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.andrelg.pro.br/simpósios/ROSEMARI_BENDLIN_CALZAVARA.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 »