Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero

Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.

Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.

Downloads 2536  2536  Tamanho do arquivo 85.69 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede munici Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DINIZ, Lélia Negrini; BEN, Luciana Del

Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras de educação infantil. As perspectivas que nortearam a investigação foram a legislação brasileira sobre educação infantil, bem como estudos sobre a formação e atuação dos professores unidocentes. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, sendo que os dados foram coletados por meio de questionário. Participaram da pesquisa 123 professoras das 33 escolas de educação infantil e 7 jardins de praça da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os resultados descrevem as práticas pedagógico-musicais das professoras, as bases que sustentam essas práticas, bem como as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. As considerações finais apontam para a necessidade de investir na formação musical continuada das professoras e de estabelecer parcerias e ações entre governos e instituições educacionais para o fortalecimento do ensino de música na educação infantil.

Palavras-chave: Educação musical na educação infantil. Formação de professores unidocentes. Necessidades dos professores de educação infantil.

Downloads 648  648  Tamanho do arquivo 95.39 KB  Plataforma Revista da ABEM, V.15   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ILARI, Beatriz

O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.

Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 99.15 KB  Plataforma Revista da ABEM n.18   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da arte nas escolas em Curitiba (1940­ - 1960) e a criação da Escola de Música de Belas Ar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PROSSER, Elisabeth Seraphim

Este artigo trata das concepções sobre o ensino da arte nas escolas vigentes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Examina o modo como este ensino se traduziu em Curitiba, no período, perpassando a criação das Escolinhas de Arte e o legado de Villa­Lobos e seu Canto Orfeônico, bem como a legislação vigente e a presença da música e do desenho no currículo das escolas de ensino regular. Aborda, nesse contexto, a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e suas relações com outras instituições culturais e educativas de então, especialmente o Instituto de Educação do Paraná. Aponta os estreitos vínculos entre os vários membros da intelectualidade curitibana, preocupados em dotar a cidade de aparelhos culturais e educacionais, bem como algumas das numerosas iniciativas empreendidas nesse sentido.

Downloads 1195  1195  Tamanho do arquivo 156.97 KB  Plataforma Anais-III Fórum de pesquisa científica em arte   Site http://www.elisabethprosser.pro.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da gravura de arte no Paraná  Popular Versão: PDE
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Vania Maria da Silva; TORRES, Renato

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre o histórico do ensino da gravura no Estado do Paraná desde seu início, quando ainda estava atrelada aos avanços da imprensa e da tipografia no século XIX até a década atual. Nesta trajetória de desenvolvimento da Arte no Paraná destacam-se alguns fatos, tais como: as diversas dificuldades das instituições de ensino; a relevância das oficinas litográficas dos primeiros jornais paranaenses, onde os artistas começaram a produzir gravura; o movimento adiantado do litoral do Estado com a relação à cidade de Curitiba; a importância do ensino não formal na formação de diversos artistas e o ápice da gravura no Paraná com as Mostras de Gravura da Cidade de Curitiba que alcançaram repercussão nacional. Esta investigação visa enriquecer a formação do professor de Artes, pois existe uma escassez de material publicado sobre o assunto e ainda há muito que se pesquisar, visto que alguns artistas responsáveis pelo desenvolvimento do ensino da arte ainda não possuem um registro histórico compatível com a sua importância. Desta forma, esta pesquisa busca trazer a história da gravura para as aulas de artes das escolas de ensino básico destacando elementos que podem ser aprofundados e discutidos com os alunos, além de estimular a prática da técnica. Como conclusão tem-se que a escola é o espaço adequado para a divulgação da história da arte paranaense, aproximando os artistas do público e permitindo aos alunos experimentar uma prática artística que os conduza a enxergar a arte como uma possibilidade de expressão.

Palavras-chave: Educação. História da Arte-Educação. Gravura.

Downloads 1692  1692  Tamanho do arquivo 59.11 KB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR  Site http://www.pucpr.edu.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Universo Gótico e o Cinema Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
AMBRÓSIO, Julia Meirelles Ambrosio; AZZOLINO, Adriana Pessate; REAL, Victor Kraide Corte

Estudo sobre tribos urbanas, que tem como objetivo enfocar o papel da mídia e sua influência sobre o universo gótico, considerado neste trabalho como sendo um grupo representante de tribo urbana. O trabalho enfoca a realidade dos góticos hoje, o que a tribo faz em seu dia a dia e o que é necessário para ser considerado gótico pelos próprios góticos. O estudo trata também sobre a origem da subcultura e o porquê desta denominação. Em um segundo momento, vemos como o cinema mostra esta tribo, quais estereótipos cria e como os góticos veem esta leitura que o cinema faz da tribo. Em uma última etapa, vemos confrontado o que é a realidade e o que é a “fantasia” divulgada pelo cinema quanto a esta subcultura.

Palavras-chave: Gótico. Cinema. Tribos urbanas. Sociologia. Comunicação

Downloads 4762  4762  Tamanho do arquivo 368.54 KB  Plataforma XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região   Site http://www.intercom.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Origami como um estímulo à criatividade das crianças das séries iniciais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, André Almeida da; SILVA, Sílvio Profirio da; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; BARROS, Mônica Germano da Silva e DOURADO, Joseana Genuíno

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do Origami para o estímulo da criatividade das crianças.

Palavras-Chave: Arte. Origami. Criatividade. Ludicidade.

Downloads 2683  2683  Tamanho do arquivo 24.57 KB  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa multidisciplinar em dança: a experiência do Laborarte/Unicamp Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZACAPPA, Márcia

O presente texto descreve a experiência do Laborarte – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação - um grupo de pesquisa ligado á Pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP, por meio de uma breve exposição sobre a organização, as atividades de pesquisa desenvolvidas, os pesquisadores (docentes e discentes) envolvidos e a respectiva produção acadêmica e artística.

Palavras-chave: Arte. Corpo. Dança. Educação.

Downloads 1925  1925  Tamanho do arquivo 40.84 KB  Plataforma ENGRUPEdança 2007  Site http://www.ia.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Professores lendo imagens mediados por tecnologias contemporâneas  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOSNOWSKI, Katyúscia; SOSNOWSKI, Mariana

Este artigo aborda uma breve análise do vídeo “A flor mais grande do mundo” (2008), uma animação de Juan Pablo Etcheverry, de 10:03 minutos, disponível na rede mundial de computadores, endereço:http://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI acessado em 22 de dez de 2010. Pretende-se através da leitura das imagens deste vídeo elucidar alguns aspectos da leitura de imagem na formação continuada de professores de arte por meio da internet. Para fins de metodologia utilizamos os pressupostos da semiótica discursiva, fazendo uso do percurso gerativo de sentido, um modelo apresentado por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores.

Palavras-chave: Semiótica discursiva. Percurso gerativo de sentido. Leitura de imagens. Professores de arte.

Downloads 1083  1083  Tamanho do arquivo 237.13 KB  Plataforma III Seminário Leitura de Imagens para a Educação:   Site http://gpae.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Reprodutibilidade Técnica e as Transformações na Comunicação de Massa, na Arte e na Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DELGADO, laura Maria Miranda

Este artigo tem o foco nas influências das técnicas de produção para a massa, traçando um paralelo entre a comunicação de massa na arte e na educação, em especial na educação a distância.

Palavras-chave: Arte. Educação. Educação a distância. Produção cultural.

Downloads 8375  8375  Tamanho do arquivo 102.36 KB  Plataforma Revista Educaonline, V.3, n2  Site http://www.latec.ufrj.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 »