Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci

Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.

Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.

Downloads 3032  3032  Tamanho do arquivo 31.52 KB  Plataforma Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive  Site http://www.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Biblioteca de Arte  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOMES, Guilherme Simões Júnior

O artigo faz parte de um conjunto de estudos sobre a articulação social de práticas letradas e artísticas. Trata-se da biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes no Rio de Janeiro no estado em que se encontrava em meados do século XIX. Formada por iniciativas de Félix-Émile Taunay e Manuel Araújo Porto-Alegre, a biblioteca é exemplo da circulação internacional de modelos de formação artística. São examinados o ambiente, a decoração do recinto e o sistema de pensamento pressuposto no acervo.

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes. Félix-Émile Taunay. Manuel Araújo Porto-Alegre. Formação artística.

Downloads 3222  3222  Tamanho do arquivo 147.43 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Blogarte: uma experiência com arte no ensino médio através do orkut Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
O presente artigo parte de uma experiência com a disciplina artes no contexto do ensino médio particular frente às novas realidades curriculares da educação básica. Mediados pela rede social Orkut, a interação professor‐alunos foi enriquecida de elementos das novas configurações de Educação à Distância, notadamente a presença da mediação pedagógica, da avaliação processual e do desenho instrucional, que se revelaram possíveis à aplicação no ensino médio. A análise da participação dos jovens no projeto proporcionou reflexões sobre a leitura em hipertexto, além da própria forma de construção do conhecimento, apontando para a necessidade de paradigma freireano nas relações pedagógicas no contexto da cibercultura.

Palavras‐chave: ensino de arte, diálogo, rede social Orkut, avaliação.

Downloads 863  863  Tamanho do arquivo 618.75 KB  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Cinema e Educação: o poético, o simbólico e o imaginário em Lamori Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado

Esse artigo busca tecer considerações sobre a narrativa educacional do filme curta metragem, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho – França, 1956), de Albert Lamorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinqüenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por uma linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz nas suas imagens confere uma impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente os contos infantis, mesclados com o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconograficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbolicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Lamorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário, como o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.

Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Imaginário. Narrativa. Educação.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 190.26 KB  Plataforma Revista Travessia ed 05   Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Comédias Refinadas: o teatro de Machado de Assis  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CALZAVARA, Ms. Rosemari Bendlin

A vasta produção machadiana é símbolo maior de uma escritura versátil que conduziu o escritor à consagração ainda em vida. Um percurso mais detalhado por entre a multiplicidade de gêneros textuais cultivados por Machado de Assis permite divisar, no entanto, uma linha de continuidade que atravessa sua variada obra - crônicas, contos, romances, poemas, textos críticos e peças teatrais - e que decorre de um olhar atento e aguçado sobre as contradições de sua época. O presente estudo visa analisar a obra dramática e teatral desse escritor, mais especificamente na versatilidade de suas histórias e na humanidade trágica e cômica de seus personagens que surpreendem, conquistam e provocam seus leitores.

Palavras-chave: Machado de Assis. Teatro. Comédia.

Downloads 2218  2218  Tamanho do arquivo 73.63 KB  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.andrelg.pro.br/simpósios/ROSEMARI_BENDLIN_CALZAVARA.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da

Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.

Downloads 2658  2658  Tamanho do arquivo 162.20 KB  Plataforma O portal dos psicólogos  Site www.psicologia.com.pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FREIRE, Ida Mara

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Palavras-chave: Dança-Educação. Ensino. Corpo diferente.

Downloads 934  934  Tamanho do arquivo 64.35 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dançando na escola  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MARQUES, Isabel A.

Este artigo discute aspectos epistemológicos, sociológicos, educacionais e artísticos da dança enquanto disciplina escolar na sociedade brasileira.
Argumenta em favor de um ensino de dança crítico e transformador que trace relações multifacetadas entre corpo, escola, indivíduo, arte e sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Dança. Corpo. Escola. Educação.

Downloads 1276  1276  Tamanho do arquivo 188.67 KB  Plataforma MOTRIZ - Volume 3, Número 1, Junho/1997  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e expressionista no  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Alba Pedreira

Dentre as interfaces que a Dança estabelece com várias outras áreas como as Ciências Sociais e Humanas, destaco nesse trabalho historiográfico a relação entre a História e a Dança. Pensar a dança a partir do enfoque histórico traz inúmeras possibilidades para essa linguagem artística, pois nos permite ampliar a compreensão do homem na sociedade. Apesar dos esforços dos recentes estudos brasileiros em se ampliar as investigações sobre a História da Dança no Brasil, ainda há muito a se explorar sobre as influências da Dança Moderna e Expressionista no nosso país. A orientação metodológica é dada pela história oral, mais especificamente entrevistas temáticas semiestruturadas com professores e coreógrafos, precursores e/ou seguidores, da Dança Moderna e/ou Expressionista no país. A interpretação e análise dos dados coletados, bem como os resultados são explorados e discutidos neste artigo.

Palavras-chave: História. Dança Moderna. Dança Expressionista.

Downloads 391  391  Tamanho do arquivo 192.69 KB  Plataforma Revista Fenix  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Devolvendo Arte à Arte ou por uma Arte outra vez transcendental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MAKOWIECKY, Sandra

Um deslocamento cada vez maior da estética para a sociologia e a antropologia é algo que e detecta na arte dos séculos XX e XXI, bem como o surgimento contínuo de interesses por práticas e pensamentos que parecem ultrapassar sua competência. Esses interesses da arte produziriam indefinições constantes quanto ao seu recorte disciplinar, ao conjunto de seus conhecimentos, à sua epistéme. O que significa deslocar o foco para as implicações decorrentes da amplitude do campo da visualidade em relação à produção e investigação de seus múltiplos objetos de estudo em arte? O esgotamento do objeto e o alargamento das fronteiras trazem resultados positivos e negativos. Como isto está repercutindo nas artes? Assunto pertinente ao tema central deste evento: “Dinâmicas Epistemológicas em Artes Plásticas”.

Palavras-chave: Esgotamento do objeto. Indefinições epistemológicas. Artes Plásticas.

Downloads 1841  1841  Tamanho do arquivo 82.20 KB  Plataforma 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pe  Site http://www.anpap.org.br/2007/artigos/184.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 »