Categoria: Arte Artigos |
Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci
Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.
Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.
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3760 31.52 KB Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive http://www.ufmg.br |
Categoria: Arte Artigos |
Cinema e Educação: o poético, o simbólico e o imaginário em Lamori  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado
Esse artigo busca tecer considerações sobre a narrativa educacional do filme curta metragem, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho – França, 1956), de Albert Lamorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinqüenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por uma linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz nas suas imagens confere uma impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente os contos infantis, mesclados com o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconograficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbolicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Lamorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário, como o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.
Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Imaginário. Narrativa. Educação.
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1676 190.26 KB Revista Travessia ed 05 http://www.unioeste.br |
Categoria: Arte Artigos |
Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da
Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.
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3035 162.20 KB O portal dos psicólogos www.psicologia.com.pt |
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